Cidades

Literatura e muita brincadeira animam pacientes do Hospital da Criança

A ação faz parte do projeto Feira do Livro de Brasília (FeLiB) para Todos e será levada gratuitamente para outras instituições públicas

Bruna Lima
postado em 30/04/2019 12:35
Contos literários clássicos como O Patinho Feio e Chapeuzinho Vermelho fizeram parte da programação
O corredor do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) deu lugar a um mundo de magia, com direito a princesas, fadas encantadas, personagens folclóricos e animais falantes. O remédio para mais de 30 pequenos pacientes foram as boas risadas, brincadeiras, canções e contação de histórias. A ação, realizada na segunda-feira (29/4), é a primeira do projeto Feira do Livro de Brasília (FeLiB) para Todos, um programa de visitação gratuito que leva literatura à sociedade.

As contadoras de história e escritoras Fernanda de Oliveira e Nyedja Gennari, parceiras da FeLiB, foram as responsáveis por comandar a brincadeira. Acompanhadas pelos pais, as crianças puderam dar asas à imaginação e interagir com os personagens. Adaptações dos clássicos Patinho Feio e Chapeuzinho Vermelho envolveram a criançada. "Muitos dos pequenos se identificaram com a história do patinho, que se sentia diferente dos outros e que, muito além disso, era um serzinho especial", diz a escritora Fernanda, mais conhecida como Fe Liz.

Apesar de já ter contado histórias em diferentes locais, a escritora afirma que o momento foi um dos mais emocionantes já vivido. "Não consegui conter as lágrimas quando a menina Anna Luisa, que enfrenta um câncer, cantou a música "O Sol", de Vitor Kley. Cada pessoinha daquela nos toca e trás mais inspiração para escrever novos livros infantis", afirma Fernanda.

O FeLiB para todos vai passar por mais de 20 escolas públicas, asilos e entidades sociais do Distrito Federal e da RIDE. A ação faz parte da programação 35; FeLiB, que será realizada de 06 e 16 de junho, no Complexo Cultural da República, em Brasília, com entrada franca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação