Cidades

Aluno mata professor a tiros dentro de escola em Valparaíso (GO)

Apesar da atuação dos socorristas do Samu e dos bombeiros, a vítima não resistiu e morreu no local

Walder Galvão, Bruna Lima
postado em 30/04/2019 15:44
Estudante é suspeito de assassinar o professor do Colégio Estadual Céu Azul
Um professor do Colégio Estadual Céu Azul, localizado em Valparaíso (GO), morreu após ser baleado por um aluno dentro da unidade de ensino. O caso aconteceu por volta das 15h desta terça-feira (30/4), no munícipio goiano localizado a 35km de Brasília. O servidor foi identificado como Júlio César Barroso de Sousa, 41 anos, e também atuava na coordenação da instituição.
A direção da escola confirmou o caso. A Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados. Apesar da atuação dos socorristas, Júlio não resistiu e morreu ainda no local.
De acordo com alunos do colégio que estavam em aula durante o atentado, ao menos três disparos foram efetuados pelo atirador. "Ele era aluno e foi expulso do colégio. Ele chegou a ameaçar o professor antes de matá-lo", contou um estudante, que terá a identidade preservada.
[VIDEO1]
Abalada, uma professora da instituição, que não quis se identificar, acompanhava toda a ação da polícia e dos socorristas. "Eu não tenho coragem de sair daqui agora. Sei que no primeiro horário esse aluno ameaçou uma professora e por isso foi retirado de sala. O professor, que também é coordenador, resolveu expulsar o menino devido à gravidade das ameaças e disse que se ele voltasse, chamaria a polícia. Então ele foi para casa e depois voltou", lamenta a servidora.
Ainda segundo relatos de quem presenciou o momento, o crime ocorreu durante um dos intervalos e, por isso, vários alunos circulavam pelo pátio do colégio, próximo ao local onde o professor foi baleado. "Todo mundo começou a correr e tentar se esconder. Não sabíamos se ele iria atirar em mais alguém. Foi um momento muito tenso e triste", lamentou outra aluna.
Após atirar, o aluno correu e conseguiu fugir. Dezenas de pessoas da comunidade se reuniram em frente à escola para tentar entender o que aconteceu. Até às 18h30, o corpo ainda permanecia na unidade de ensino e a perícia sequer havia chegado. Policiais militares isolaram a rua do colégio com faixas e impediram o trânsito de veículos e pedestres.

Segundo a Polícia Civil de Goiás, o suspeito é menor de idade e já foi identificado. No entanto, até a última atualização desta reportagem, não havia sido apreendido. Informações preliminares da corporação confirmam a versão dada por testemunhas no local. "O professor e o aluno tiveram uma discussão pela manhã. O aluno voltou à escola no período vespertino e efetuou os disparos contra o professor na sala dos professores", informou, em nota.
A Secretaria de Educação de Goiás lamentou a morte do coordenador e confirmou que os disparos foram feitos pelo aluno L. R. L., de 17 anos. Uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistentesociais e integrantes da Superintendência de Segurança Escolar vai prestar apoio à comunidade e à família. "A Seduc reitera que tem feito todos os esforços no sentido de contribuir para a cultura da paz", conclui.
Júlio César era morador de Santa Maria e trabalhava no Colégio Estadual Céu Azul há menos de um ano. Ele deixa esposa e dois filhos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação