Cidades

'Ele achava que podia mudar pessoas', diz esposa de professor assassinado

Professor e coordenador do Colégio Estadual Céu Azul, em Valparaíso, Júlio César Barroso de Sousa, 41 anos, foi assassinado por aluno de 17 anos, dentro da escola

Walder Galvão
postado em 01/05/2019 14:58
O professor e coordenador Júlio César Barroso de Sousa, 41 anos, era casado e tinha dois filhos
Tristeza e revolta marcam o luto dos familiares do professor e coordenador Júlio César Barroso de Sousa, 41 anos, assassinado a tiros por um aluno de 17 anos, dentro do Colégio Estadual Céu Azul, em Valparaíso (GO). Em entrevista ao Correio, a esposa da vítima, a técnica em enfermagem Daiani Alves, 31, se emocionou ao comentar sobre a morte do marido. "Ele achava que podia mudar as pessoas", comentou se referindo à dedicação do companheiro aos alunos.

Casados há 15 anos, o casal tem dois filhos, de 4 e 6 anos, respectivamente. Daiani descreve o marido como uma pessoa caseira, que gostava de trabalhar e bondosa com todos. "Ele era um pai muito presente, que participava. Muito calmo e na dele e sempre ajudava a família", ressaltou. A mulher ainda afirmou que Júlio nunca teve problemas em nenhuma escola em que trabalhou e sempre foi querido.

Daiani conta que recebeu a notícia quando estava indo ao trabalho, na W3 Norte. "Muitas pessoas começaram a me ligar e eu não conseguia entender o que estava acontecendo. Até agora, é muito difícil", lamentou. A técnica em enfermagem ainda frisa que o marido sempre foi muito ligado aos alunos e procurava ajudá-los.
O velório de Júlio começa às 7h desta quinta-feira (2/5), na Capela Divino Espírito Santo, em Santa Maria. O corpo será enterrado no Cemitério de Brazlândia.

Adolescente apreendido

O adolescente acusado de assassinar o professor foi apreendido no início da tarde desta quarta-feira (1;/5), no bairro Pedregal, na cidade goiana de Novo Gama. Ele foi encontrado por agentes do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) da Delegacia de Valparaíso. Ele fugiu logo após realizar os disparos contra Júlio, na tarde dessa terça-feira (30/4).

Equipes das polícias Militar e Civil foram às ruas para procurar o adolescente momentos após o crime. Na própria casa, a mãe dele prestou depoimento aos investigadores, que iniciaram negociação para que os familiares ajudassem na apreensão do jovem.

Com a ajuda dos parentes e outros procedimentos na rua, os agentes conseguiram encontrar o suspeito em cima de uma árvore, dentro da casa de um familiar. Ele foi levado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de Valparaíso, onde permanecerá até audiência com o juiz e o promotor da Infância e da Juventude.

O caso

Uma discussão na sala entre o adolescente e uma professora teria motivado o crime. Durante a manhã, o suspeito teria ameaçado a educadora e Júlio, coordenador da unidade de ensino, interveio, explicando que iria transferir o aluno da instituição. Irritado, o jovem o ameaçou. Por volta das 15h, o acusado voltou à escola e, armado, realizou os tiros contra a vítima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação