Cidades

Metroviários aprovam greve e metrô circulará só com 30% da capacidade

Trabalhadores se reuniram na Praça do Relógio, em Taguatinga, para deliberar sobre a greve, aprovada pela maioria

Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 01/05/2019 23:01
Metrô Trabalhadores do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários, Veículos Leves sobre Trilhos e Pneus e também Urbanos Coletivos de Passageiros sobre Trilhos do Distrito Federal (SindMetrô/DF) decidiram pela paralisação das atividades. Apenas 30% do serviço funcionará nesta quinta-feira (2/5).

Cerca de 400 trabalhadores, conforme estimativa da Polícia Militar, participaram da assembleia. Eles se reuniram para avaliar a proposta entregue pela Companhia do Metropolitano do DF (Metrô/DF), na última segunda-feira (25/4), que propõe a manutenção e a integralidade do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2019 e seus termos aditivos, por mais um ano (1; de junho de 2019 a 1; de abril de 2020).

A categoria pede que o governo pague o que deve a funcionários em valores retroativos. ;A dívida está alta e já faz quase quatro anos que o governo está enrolando para pagar. Não aceitamos essa proposta e até que haja um novo acordo o serviço ficará comprometido;, defendeu o SindMetrô, por meio da assessoria.

Entre as reclamações, estão acusações de que o Metrô não estaria cumprindo cláusulas do acordo coletivo de trabalho vigente, bem como decisões e acordos judiciais e sentenças normativas com os metroviários. Dados do ano passado apontam que cerca de 144 mil pessoas usam o metrô diariamente no DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação