Cidades

Chuva ultrapassa média histórica do mês e causa transtornos no DF

Acidente e alagamento na EPTG causa engarrafamento na volta para casa. Estrutural e a DF-001, na altura do Recanto das Emas, também tem trânsito intenso

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 02/05/2019 18:47

Alagamento em Vicente Pires gera engarrafamento quilométrico no EPTG

A chuva nos dois primeiros dias de maio já ultrapassa a média histórica do mês, de 29,7 milímetros. O acumulado entre quarta-feira (1;) e o fim da tarde desta quinta-feira (2) se aproxima de 61 mm. O fenômeno começa a causar transtornos para quem pega a volta para casa pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG), no sentido Taguatinga, com acidente no SIA e alagamento em Vicente Pires. Motoristas que pegam a Estrutural e a DF-001, altura do Recanto das Emas, também sofrem com o tráfego retido.

Uma colisão envolvendo dois carros e uma moto atrapalha o trânsito na EPTG. A batida aconteceu na faixa esquerda da rodovia, próximo à saída do SIA. Uma ambulância do Corpo de Bombeiros teve dificuldade para chegar até o local do acidente por conta da lentidão. Ao chegar ao local, a corporação conseguiu confirmar que não houve feridos, apenas dano material dos automóveis.

Acidente envolvendo dois carros e uma moto aconteceu próximo à saída do SIA

O tráfego continua intenso em toda a rodovia, sobretudo na altura do viaduto Israel Pinheiro, na entrada para Vicente Pires. A área é a mais afetada pela forte chuva que atinge todo o Distrito Federal. Conforme informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a pista está completamente alagada. Motoristas, motociclistas e outros condutores enfrentam dificuldades e lentidão para atravessar o trecho. O trânsito retido se deve não somente à forte chuva, mas também ao horário de pico.

Quem procurou a Estação Praça do Relógio encontrou o acesso inundado por volta das 17h40. Nesse horário, uma parte do trilho do metrô também ficou repleto de água, na altura da Estação Onoyama ; que não foi inaugurada. O tráfego de trens da linha verde foi interrompido da Central (Rodoviária do Plano Piloto) até a Estação Ceilândia. A situação só se normalizou às 18h10. A linha laranja, do ramal Samambaia, não sofreu impactos.

[FOTO1377453]

Em alguns locais, as precipitações estão acompanhadas de trovoadas, como é o caso da DF-001, no Recanto das Emas. O impacto no trânsito também atinge a Estrutural, especialmente na entrada para o Pistão Norte, em Taguatinga. Há chuva forte no fim do Eixão Norte e na Ponte do Bragueto.

Acima da média histórica

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 33 milímetros somente no Dia do Trabalhador. Especialistas devem finalizar a contabilização do fenômeno em todo o Distrito Federal do dia somente na manhã de sexta-feira (3). No entanto, a média dos dois dias ficou em 61 mm, mais do que o dobro do que é esperado para todo o mês: 29,7 mm.


As precipitações devem continuar até a madrugada de sexta-feira. Em decorrência da intensidade da chuva e das trovoadas, o Inmet emitiu um alerta de atenção, válido até às 7h de amanhã. "A chuva será de intensidade moderada, sendo que haverá momento em que ela cessa e, depois, volta", acrescenta a meteorologista Naiane Araújo.

Raio próximo a ponte JK

A previsão é de que o fenômeno continue, pois, de acordo com a especialista, há "muitas áreas de instabilidade, com nuvens formadas pelo calor e alta umidade do ar. Entretanto, as precipitações devem acontecer entre a tarde a noite."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação