Cidades

Moradores se manifestam contra quadras 500 do Sudoeste

A polêmica dura mais de uma década. Em abril deste ano, o Ibram autorizou construções de prédios na área, que fica perto do Parque Ecológico das Sucupiras

Alexandre de Paula
postado em 05/05/2019 11:20
Manifestação contra construção das quadras 500 do Sudoeste
Moradores do Sudoeste se reúnem, na manhã deste domingo (5/5), para se manifestar contra a construção de prédios residenciais nas quadras 500 da região. A polêmica se estende há mais de 10 anos e foi alvo de ações judiciais. Em abril, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) autorizou as edificações, o que gerou revolta em moradores.

O evento deste domingo é organizado pela Associação Parque Ecológico das Sucupiras. O presidente da entidade, Fernando Lopes, critica a concessão da licença, anos depois, pelo Ibram. ;O nosso principal questionamento é que a licença foi concedida novamente sem nenhum estudo ambiental atualizado;, ressalta.

Fernando destaca que a cidade sofreu mudanças profundas nos últimos anos. Aumento do trânsito e adensamento populacional, entre outras alterações, tornam o projeto ainda mais problemático, na visão dele. ;Estamos diante de mudanças climáticas, as chuvas dos últimos dias nos mostram os riscos. Em 2009, já havia exigência de que cada prédio desses tivesse depósito para águas da chuva porque a rede não aguenta. Imagina hoje;, argumenta.

A construção de prédios na região fere ainda a vocação do Eixo Monumental, para o presidente da associação. ;Não estão previstas edificações nesta área. A vocação do Eixo Monumental é histórica, pedagógica, educativa, nunca residencial. A construção de prédios de seis andares não estava no projeto;, reclama. A população, segundo Fernando, também está apreensiva com a preservação do cerrado.

Audiência pública

Na quarta-feira (8/5), o tema será debatido, em audiência pública, na Câmara Legislativa. Urbanistas, ambientalistas, moradores, representantes do governo, do Ministério Público e da iniciativa privada foram convidados para discutir a questão. A iniciativa é do deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante), que propôs Projeto de Decreto Legislativo para sustar o parcelamento das quadras 500, o que anularia a licença.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação