Cidades

Morre, aos 95 anos, o irmão Hilário Andrioli, ex-funcionário do Maristinha

Hilário morreu na tarde do último domingo (5/5), na Residência Marista São José, em São José dos Pinhais (PR)

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/05/2019 17:00

Morre Hilário Andrioli, ex-funcionário do Colégio MaristaFamiliares e amigos se despediram do irmão Hilário Andrioli. Conhecido na comunidade Marista, ele atuou na parte disciplinar do Marista Pio XII, nos anos 1980, e marcou a trajetória de alunos e docentes. Hilário morreu aos 95 anos, na tarde do último domingo (5/5), na Residência Marista São José, em São José dos Pinhais (PR).

Ele nasceu em Jaraguá do Sul (SC), em 23 de novembro de 1923. Ingressou na vida Marista aos 13 anos, quando entrou para o Juvenato Marcelino Champagnat de Curitiba (PR). Em sua trajetória, passou por unidades de ensino em todo o país.

A Comunidade Provincial do Marista prestou condolências aos coirmãos, familiares e amigos pelo falecimento de Hilário. ;Como Jesus, ele passou por este mundo fazendo o bem;, escreveu. O velório ocorreu nesta segunda-feira (6/5) pela manhã, na Residência Marista São José. A missa de corpo presente será às 14h, no mesmo local, seguida do sepultamento no Cemitério Água Verde, em Curitiba.

Para Benê Oliveira, animador Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), a vida de Hilário pode ser traduzida em um texto de São Marcelino Champagnat: ;Uma alma predestinada a uma grande piedade, a uma vida muito pura, a uma sólida virtude; uma alma sobre a qual Deus tem desígnios particulares de misericórdia; uma alma chamada a conhecer Jesus Cristo, a amar a Deus, a devotar-se por inteiro e para sempre ao serviço de Deus; uma alma destinada a grande glória e que nada pode satisfazê-la sobre a terra;.

Maria Stella Machado, 43 anos, hoje orientadora pedagógica, foi aluna do Maristinha e conviveu com Hilário entre 1982 e 1990. Ela conta que o irmão cuidava das crianças no recreio e é lembrado pela sua rigidez. Sempre com as mãos para trás, observava cada movimentação e trabalhava para manter a harmonia no pátio da escola. ;Ele acompanhava tudo, era bem severo, principalmente com as crianças que davam mais trabalho. Mas sempre foi muito querido;, recorda.
Ex-alunos também homenagearam Hilário pelas redes sociais. "O irmão Hilário me ensinou a ser uma pessoa melhor! Toda minha gratidão!”, escreveu um deles. ;Inesquecível, com suas camisas alaranjadas, verde-limão e outras cores ;marcador de texto;. Combateu o bom combate e agora é bem recebido pelo Altíssimo;, relatou outro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação