Cidades

GDF anuncia plano para desburocratizar processos ligados ao setor produtivo

O plano do programa está previsto para ser lançado em junho deste ano. O objetivo é desburocratizar, a modernizar e agilizar serviços do governo, como liberação de alvarás e de licenças de funcionamento de empresas

Darcianne Diogo*
postado em 06/05/2019 21:00
Na solenidade, representantes de sindicatos e associações da indústria e transporte estiveram presentes para debater o programa
Mais de 10 representantes de sindicatos e associações da Indústria e Transporte se reuniram, nesta segunda-feira (6/5), com o chefe da Casa Civil do DF, Eumar Novacki, e com o vice-governador, Paco Britto, para discutir a implementação do plano GDF%2bEficiente. O projeto deve ser lançado oficialmente em junho deste ano e tem como objetivo a desburocratização, a modernização e a agilidade dos serviços do governo, como liberação de alvarás e de licenças de funcionamento de empresas. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), na Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Estão programadas, antes do lançamento oficial, outras sete reuniões com setores produtivos distintos, como alimentício, meio ambiente e construção. A ideia é ouvir, primeiro, as queixas das entidades e, a partir disso, criar um canal de interlocução direto com o governo.
;Muitas vezes, o empreendedor tem dificuldade, precisa recorrer a três ou quatro órgãos diferentes para solucionar determinado problema. O que nós queremos é simplificar e criar uma área para trabalhar apenas com isso;, destacou Eumar Novacki. Para isso, o GDF pretende estabelecer uma assessoria de assuntos corporativos, encarregada de identificar o problema do setor e solucioná-lo. ;Hoje, foi colocada uma questão: para conseguir uma licença, é necessário procurar mais de seis órgãos. Não seria mais prático e produtivo se houvesse um local com porta de entrada e de saída ao mesmo tempo?;, acrescentou.

Segundo o vice-governador, Paco Britto, o objetivo do programa é dar mais eficiência e dinamismo ao governo. ;Vamos facilitar em todas as áreas, dando a liberação imediata de alvarás e facilidade no registro de empresa, por exemplo. O que nós precisamos é mostrar credibilidade e agilidade;, destacou.

Além de discutir a facilidade e agilidade que os setores terão em resolver processos com a efetivação do projeto, a geração de empregos esteve entre os assuntos comentados na reunião. Segundo o chefe da Casa Civil, a expectativa é de que, depois de seis meses de implementação do plano, mais de 100 mil empregos sejam criados.
;Quando tirarmos as travas do setor, não tenho dúvidas de que haverá novos investimentos e geração de renda;, frisou o vice-governador. Outra questão apontada por ele é reduzir a dependência do funcionalismo público e estimular o setor produtivo.

O presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-DF), José Carlos Pimenta, reconhece algumas das melhorias feitas por parte do poder público na desburocratização, mas diz que ainda é preciso melhorar. ;O que afetou durante muitos anos a construção civil, especificamente, foi a demora na aprovação de alguns projetos. Chegava a ficar dois anos parado. Temos a esperança de melhorias serem feitas;, ressalta.

Segundo o primeiro vice-presidente do Sistema da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Verano, a proposta é positiva e auxiliará a destravar a economia e fomentar a atividade empresarial e empreendedora. De acordo com ele, um dos entraves do setor é o aumento do desemprego e a pequena parcela percentual de participação industrial na economia.

SOS Destrava DF

Em 15 de fevereiro deste ano, o GDF lançou um pacote de medidas que prometeu trazer mais agilidade à tramitação de projetos na construção civil da capital. A iniciativa, batizada de SOS Destrava DF, é um conjunto de cinco ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

O programa visa a criação de postos da Central de Aprovação de Projetos (CAP) em 10 macrorregiões: Águas Claras, com Arniqueira e Areal; Ceilândia, com Brazlândia e Sol Nascente; Cruzeiro, com Setor de Indústria e Abastecimento (SAI), Setor Complementar de Indústria e Abastecimento e Sudoeste; Gama, com Santa Maria; Lago Norte, com Itapoã, Paranoá e Varjão; Lago Sul, com Jardim Botânico e São Sebastião; Park Way, com Candangolândia, Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo; Samambaia, com Recanto das Emas e Riacho Fundo II; Sobradinho, com Arapoanga, Fercal, Planaltina e Sobradinho II; e Taguatinga, com Vicente Pires.
Com os postos, a ideia é levar o atendimento mais próximo à população. Os locais servirão de pontos de entrega de documentos e tira-dúvidas.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação