Cidades

Campanha no Parque da Cidade incentiva mães a doarem leite materno

Na data de 19 de maio é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Neste sábado (11/5) ocorreu uma ação de incentivo no estacionamento 5 do Parque da Cidade

Caroline Cintra
postado em 11/05/2019 16:43

A iniciativa do Hmib é o início de um trabalho que ocorrerá em junho para encorajar as mães na importância da doação de leite materno

Nos primeiros meses de vida de uma criança, o leite materno é o principal nutriente dos pequenos. Mas muitas mães não conseguem amamentar e alguns bebês não podem se alimentar diretamente no seio da mulher. Por isso, a doação é importante. Dia 19 de maio é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, mas neste sábado (11/5) ocorreu uma ação de incentivo à doação no Parque da Cidade.

A enfermeira chefe responsável pelo banco de leite do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), Ana Cláudia Barros, explica que o trabalho é importante, principalmente porque salva vidas. ;Hoje a gente tem muitos bebês internados em UTIs Neonatal e a maioria não pode ser amamentado pela própria mãe. Então, quando você doa leite, você beneficia a criança a se recuperar mais rápido. A doação de leite beneficia também quem doa, porque é um ato de amor;, ressaltou.

E foi esse amor que fez a técnica de enfermagem Paula Munik, 26 anos, doar leite por três meses. Ele explicou que desde a gestação tinha essa vontade e pôde realizar. ;É uma sensação muito boa. Não sei como explicar. Eu recebi toda a assistência das meninas do Hmib para aprender o processo de retirar o leite e foi super tranquilo. É importante que outras façam o mesmo;, recomendou.
Doadora de leite materno Paula Munik, 26, e o filho Lorenzo Alves, 4 meses

Campanha

A iniciativa promover a consciência da doação de leite é do Hmin. O trabalho também ocorrerá durante o mês de junho para encorajar as mães na importância da doação de leite materno, mas a campanha do Dia Nacional de Doação de Leite Humano é feita todos os anos pelo Ministério da Saúde.

A ação incentivar a doação de leite materno, além de mostrar a importância dessa ação para os bebês que não podem, por algum motivo, ser alimentados diretamente no seio da mãe.

Vale lembrar que não é necessário que a mulher tenha uma produção excessiva de leite para se tornar doadora, já que não existe uma quantidade mínima para a doação. É importante enfatizar que um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos. É bom lembrar que a produção do leite humano segue a seguinte premissa: quanto mais leite é retirado, mais é produzido.
O estoque do Banco de Leite do Hmib está operando no limite. Diariamente, são distribuídos, em média, cinco litros de leite pasteurizados. O Banco de Leite da unidade possui três freezers disponíveis para o armazenamento do leite cru que chega da coleta e estão praticamente vazios. ;Estamos preocupados com nosso estoque de leite humano cru. Tivemos uma redução de leite materno cru coletado no primeiro trimestre de 2019;, esclarece Ana Cláudia.
Para as mães que desejam doar leite materno, podem procurar o banco de leite mais próximo de sua casa ou entrar em contato pelo telefone 160, opção 4.
Com informações da Secretaria de Saúde

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação