Publicidade

Correio Braziliense

Defesa civil emite alerta para chuvas intensas e rajadas de vento no DF

Inmet não emite alerta, mas diz que há condições de chuvas em áreas isoladas pelos próximos dias. Período de seca se aproxima


postado em 15/05/2019 21:44 / atualizado em 15/05/2019 21:44

Segundo Inmet, há condições de chuva até sábado(foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
Segundo Inmet, há condições de chuva até sábado (foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
A Defesa Civil emitiu, na noite desta quarta-feira (15/5), alerta de chuvas intensas e rajadas de vento para o Distrito Federal. A mensagem foi dada pelo serviço de SMS oferecido pelo órgão à população. “Não se abrigue debaixo de árvores e em caso de risco, ligue 193 ou 199”, diz o texto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, disse não haver alertas de chuvas.
 
Durante a tarde, os brasilienses relataram fortes pancadas em áreas isoladas por volta das 16h30. As chuvas caíram no Setor de Indústria e Abastecimentos (SIA), Guará e Taguatinga e, segundo o Inmet, já estavam previstas. “A climatologia do DF diz que da segunda quinzena de maio até a primeira de setembro ocorre o período seco. Hoje, portanto, é o último dia da estação chuvosa. Mas a seca não quer dizer que não vá chover”, alerta o meteorologista Mamedes Luiz Melo.
 
“Na verdade, ainda há condições de chuva até sábado, em áreas isoladas. A tendência é de que tenhamos tempo mais nebuloso durante o dia”, afirma.
 
Com o início da seca, vem também o frio do inverno. De acordo com Mamedes, já há previsão para que as temperaturas caiam a partir de quinta-feira (16/5). Mais cedo, os termômetros registraram 15°C e a umidade relativa do ar se manteve entre 95% e 40%. O padrão deve ser mantido pelos próximos dias. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade