Cidades

Nevoeiro, sol e frio: tempo inconstante pega brasilienses de surpresa

Moradores se surpreendem com as mudanças bruscas no tempo e tentam se adaptar ao calor e à baixa temperatura, além da chuva, seguida de queda da umidade

Sarah Peres
postado em 20/05/2019 06:00
Domingo amanheceu com névoa sobre o DFNão é novidade que o clima em Brasília anda estranho e, neste mês, a recorrente mudança tem chamado a atenção dos brasilienses. Desde o fim de semana, moradores comentam sobre as transições bruscas: neblina nas primeiras horas do dia; ainda pela manhã, a abertura de um céu azul acompanhado do calor; e, para fechar com chave de ouro, noites frias. Essa oscilação ocorre devido a uma massa de ar frio e seco, oriunda do extremo dos polos do planeta, a qual sobe pelo Sul do país e atinge outras regiões, incluindo o Centro-Oeste, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O fenômeno que provoca as mudanças no tempo é complexo. No entanto, o resultado dele é simples: aquela preguiça para sair debaixo das cobertas e a dúvida se a chuva cai ou não. Segundo o Inmet, a resposta é: sem previsão de precipitações até o fim do mês. Para hoje, a mínima registrada foi 12;C, durante a madrugada . A umidade relativa do ar varia de 90% a 30%, sendo que o pico mais baixo acontece quando os termômetros marcam a máxima, que pode chegar a 30;C.

Nesta segunda-feira (20/5), o clima também varia, mas sem os extremos vistos no domingo, por exemplo. O céu fica entre claro e parcialmente nublado e não há previsão de chuva. No entanto, um casaco de emergência é boa idiea, pois, no fim da tarde, a temperatura cai. Já o nevoeiro não deve aparecer mais esta semana.

[FOTO1385923]

Kit brasiliense

[SAIBAMAIS]A consultora de moda Karen Boaventura, 29 anos, não deixa de carregar um "kit brasileinse" nada na bolsa ou no carro. Para a moradora de Taguatinga Sul, é melhor não ser pega de surpresa pelo tempo de Brasília. ;A gente nunca sabe o que esperar para o dia. Eu mesma já desisti de ver diariamente a previsão, pois acho mais fácil carregar o necessário;, ponderou.

Karen saiu de casa ontem na segunda fase: a de sol e calor. Ela decidiu levar as filhas, Lara, 4, e Alice, 3, para passarem um dia no Parque da Cidade. A jovem foi acompanhada da amiga e turismóloga Luana Ayala, 35, e a filha, Elisa, 4. ;Só decidi sair de casa depois da neblina mesmo, pois estava tão frio, que preferimos dormir mais algumas horas;, contou, aos risos.

Moradores se surpreendem com as mudanças bruscas no tempo e tentam se adaptar ao calor e à baixa temperatura, além da chuva, seguida de queda da umidade

Luana não achou ruim chegarem ao parque por volta das 10h. No local, apreciaram o céu de brigadeiro e estenderam a canga na sombra. ;Só que, aí, ficamos com frio. Já tivemos de mudar de espaço umas duas vezes, isso porque, no sol, sentimos calor. Aqui tem um tempo muito louco, né?;, sugeriu a moradora de Águas Claras.

E, se quem nasceu e foi criado aqui não se acostuma com o tempo, quem é de fora sofre para se adaptar, como é o caso do baiano Felipe da Silva, 32. ;Para mim, Brasília sempre foi e continuará sendo um mistério. Na semana passada mesmo, estava um calor forte. Chega sexta-feira e começa aquele nevoeiro todo. Tem como explicar uma coisa dessa?;, questionou o morador de Samambaia Sul e assistente de manutenção.

Nevoeiro e frio

Segundo o meteorologista Manoel Rangel, a massa de ar fria e seca, também chamada pelos especialistas de sistema de alta pressão, é a causa dos nevoeiros na capital. Isso acontece em decorrência da queda de umidade em conjunto com a baixa temperatura à noite. Ao amanhecer, esse tempo se mistura com o calor da chegada do dia. A combinação resulta neste fenômeno.

;Estas são algumas características imediatas deste sistema de alta pressão. Ele é tão forte que chega a atingir o extremo sul do Norte, em estados como Acre e Roraima. Aqui no DF, as consequências são frio à noite, umidade relativa do ar baixa e, por último, altas temperaturas durante o dia. Esse é o cenário até o fim de maio;, afirmou Manoel Rangel.

O especialista destaca que, nesta época, Brasília já passa pela transição do outono para o inverno, que chega em 21 de junho. ;Então, a tendência é continuar frio e, a cada dia, mais seco. Isso permanece até o ponto crítico do ano na capital, que é em agosto, quando despenca a umidade e chega o forte calor;, ressaltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação