Cidades

Pesquisa mostra que 87% dos brasilienses usam apps de transporte ao beber

O dado é acima da média nacional. Em todo Brasil, 68% dos condutores adotaram esse costume. O índice é do Observatório Nacional de Segurança Viária

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 23/05/2019 22:17
Pesquisa demonstrou hábito de brasilienses de usar aplicativo de transporte ao beber
Uma pesquisa demonstrou que 87% dos motoristas brasilienses que consomem bebida alcoólica passaram a usar aplicativos de mobilidade em vez de dirigir o próprio carro. O dado é acima da média nacional. Em todo Brasil, 68% dos condutores adotaram esse costume. É o que demonstra um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), realizada pelo Datafolha, com apoio da Uber.

Conforme as respostas coletadas, a segurança é o maior motivo para o brasiliense escolher voltar pra casa com os aplicativos de mobilidade: 57% dizem utilizar o transporte por para retornar de festas, bares e comemorações por segurança (medo de assaltos e, especialmente, acidentes envolvendo bebida e direção). Para 29% a escolha de deve pela praticidade e conveniência por não ter que ficar procurando vaga em estacionamento, 24% pontuou a dificuldade de transporte público e 16% considerou o menor tempo de viagem.

De acordo com o levantamento, 84% concordam também que a população passou a usar apps de transporte em vez de sair de carro quando consome bebida alcoólica. Além disso, 61% da população concorda que, no passado, as pessoas bebiam e dirigiam por falta de opção de transporte.

Para o Observatório Nacional de Segurança Viária, o levantamento busca chamar atenção para a campanha do Maio Amarelo que tem como objetivo a sensibilização em relação à segurança no trânsito e redução de acidentes.

Na pesquisa do Datafolha com moradores do DF, 92% das pessoas concordam que os aplicativos de mobilidade contribuíram para a diminuição de mortes no trânsito relacionadas ao consumo de bebida. Para 84% deles, os aplicativos de transporte deixaram o trânsito mais seguro de forma geral.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação