Cidades

GDF anuncia força-tarefa para combater a dengue

Tendas serão montadas nas Unidades Básicas de Saúde para hidratar pacientes com suspeita da doença transmitida pelo pelo mosquito Aedes aegypti

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 24/05/2019 20:52

Mosquito da dengue extrai sangue com seringa.

Em meio à epidemia de dengue registrada no DF, o governo inicia, neste sábado (25/4), às 12h, uma força-tarefa para tratar pacientes com suspeitas de ter contraído a doença, transmitida pela mosquito Aedes aegypti. Serão seis centros específicos de atendimento para agir de forma emergencial com o principal fator de combate: a hidratação.

Varjão, Candangolândia, Itapoã, Planaltina, Estrutural e Sobradinho 2 receberão tendas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de três ambulâncias, disponibilizadas pelo Corpo de Bombeiros para transportar pacientes mais graves. Os centros funcionarão por três semanas, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Todos os pacientes com suspeita de dengue terão classificação de risco única em todas as unidades de saúde pública. ;Neste momento, há necessidade de atendimento de grande número de pacientes com dengue e vamos utilizar tendas disponibilizadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em seis localidades classificadas de acordo com o índice epidemiológico;, explicou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Para a ação, serão necessários sais de reidratação oral para o paciente levar para casa, soro fisiológico e insumos para aplicar os medicamentos. Segundo o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Ricardo Ramos, a hidratação é o principal tratamento inicial para a dengue. Ele explica que com a reposição de líquidos é possível minimizar os efeitos.

Confira a localização dos Centros de Hidratação:

Varjão

UBS 1 ; Vila Varjão, quadra 5, n; 5, conjunto A, lote 17

Candangolândia

UBS 1 ; Área Especial, quadra 5/7

Itapoã

UBS 1 ; QD 378, Área Especial, Del Lago

Planaltina

UBS 4 ; Quadra 18 conjunto H AE 1, St Residencial Leste, Buritis IV

Estrutural

UBS 1 ; Área Especial 2, Avenida Central

Sobradinho 2

UBS 2 ; Rodovia DF-420, Setor de Mansões, n;1.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação