Cidades

Ação do Dia Internacional da Tireoide terá exames gratuitos no Pontão

O mutirão será no domingo (26/5), das 9h às 17h e terá cerca de 60 profissionais da saúde tirando dúvidas e realizando exames na população

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/05/2019 17:20

O mutirão será no domingo (26/5), das 9h às 17h e terá cerca de 60 profissionais da saúde tirando dúvidas e realizando exames na população Em ação pelo Dia Internacional da Tireoide (25/5), profissionais da saúde vão realizar, neste domingo (26/5), um mutirão para conscientização e prevenção de doenças relacionadas à disfunção tireoidiana.


O evento ocorrerá no Pontão, das 9h às 17h e terá cerca de 60 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares e estudantes para tirar as dúvidas do público e realizar exames gratuitos. O exame é simples e indolor, feito com uma palpação na tireoide.

Organizado pelo Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), o evento será coordenado pelo médico Dr. João Lindolfo, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no DF.

O foco da ação deste ano é na prevenção em mulheres grávidas. Segundo a SBEM, entre 10 e 15% das gestantes podem ser acometidas por mal funcionamento da glândula tireoide durante a gravidez, o que pode ocasionar hipertensão na mãe e doenças neurológicas, QI abaixo do normal e surdez no feto, além de parto prematuro e aborto.

Pacientes que apresentem o diagnóstico poderão ser encaminhadas para o centro de diagnóstico do Centro de Pesquisa da Universidade Católica, para o Hospital de Sobradinho ou para o Hospital Universitário de Brasília (HUB) para a realização de exames aprofundados.

Na ação também será distribuído um número limitado de vouchers para a realização de testes laboratoriais no Sabin e no Laboratório Exame.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação