Cidades

Seis cidades do DF têm serviço de atendimento para diagnóstico da dengue

Durante três semanas, seis regiões administrativas contarão com um serviço de atendimento específico para diagnóstico da dengue e reidratação

Jéssica Eufrásio
postado em 26/05/2019 07:00
Durante três semanas, seis regiões administrativas contarão com um serviço de atendimento específico para diagnóstico da dengue e reidratação O combate à dengue e o atendimento à população com suspeita de ter contraído a doença receberam reforços do Governo do Distrito Federal. Ontem, em visita a Planaltina e Sobradinho 2 ; onde foram instalados dois dos seis centros para teste rápido e reidratação de pacientes ;, o vice-governador Paco Britto (Avante) afirmou que as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Ceilândia e São Sebastião devem receber o serviço até terça-feira. Além disso, o chefe do Executivo em exercício disse que, amanhã, o serviço conhecido como fumacê (pulverização de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti) voltará a funcionar nas cidades.

Durante três semanas, seis regiões administrativas contarão com um serviço de atendimento específico para diagnóstico da dengue e reidratação. São elas: Candangolândia, Estrutural, Itapoã, Planaltina, Sobradinho 2 e Varjão. As atividades nos Centros de Hidratação tiveram início, oficialmente, ontem, às 12h. Segundo Paco Britto, as cidades foram escolhidas com base nos índices de incidência da doença. ;Isso veio do governo anterior, que não fez prevenção. Estamos combatendo efetivamente a dengue com esses hospitais-campana. Se preciso, levaremos para todas as regiões;, declarou.

O vice-governador garantiu que o governo está ;atendendo rapidamente à população; e que não faltarão medicamentos nem testes para diagnóstico da dengue nas tendas. ;Atenderemos quantas pessoas forem necessárias e estiverem doentes. Elas (tendas) ficarão montadas e, se for preciso, será alongado o período. Além delas, temos UPAs, postos de saúde e hospitais (para atendimento);, ressaltou Paco Britto.

A estrutura é composta por duas tendas amarelas infláveis. Debaixo delas, há iluminação, camas de lona, cadeiras e insumos hospitalares. De domingo a domingo, das 7h às 19h, uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuará nesses locais. Os pacientes com suspeita de dengue passarão por avaliação e, se necessário, farão o teste rápido, cujo resultado sai entre 30 minutos e uma hora. Nos casos mais leves, eles receberão soro para reidratação venosa ou oral. Nas situações graves, eles serão encaminhados para acompanhamento hospitalar.

Para a professora Fátima Feitosa, 61 anos, a ação deveria se estender para outros setores da Saúde, com reforço nas clínicas médicas. Ontem à tarde, ela acompanhou o filho, Maykson Feitosa, 26, na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Sobradinho 2. Desde quarta-feira, ele apresenta sintomas como dores nas costas e no corpo, além de febre. ;Viemos porque ele está piorando a cada dia. Eu não sabia das tendas, mas, quando liguei na UPA, avisaram. Acho que podiam fazer mais ações assim. A Saúde está muito abandonada;, criticou Fátima.

Índices

A abertura dos Centros de Hidratação faz parte de uma força-tarefa do Executivo, anunciada na sexta-feira, para controlar a epidemia da doença. Na terça-feira passada, a Secretaria de Saúde divulgou o boletim epidemiológico referente ao número de casos de dengue registrados de janeiro a 11 de maio. Dezesseis pessoas morreram (15 a mais que no mesmo período de 2018) e 17.304 casos prováveis foram contabilizados (aumento de 710,4%). De acordo com a pasta, o aumento se deve à proliferação do Tipo 2 do vírus da doença, considerado mais agressivo. A Secretaria de Saúde não tem estimativa de quantas pessoas devem passar pelas tendas ao longo das três semanas de funcionamento.

Em 6 de maio, o Ministério Público do Trabalho da 10; Região (MPT-10) interditou o serviço de fumacê em todo o DF. A proibição decorreu de uma diligência na Diretoria de Vigilância Ambiental do Distrito Federal (Dival), em Taguatinga, onde ficam os equipamentos usados e é feita a mistura do produto pulverizado. Segundo o órgão, os itens de segurança fornecidos para os trabalhadores não eram suficientes para protegê-los da exposição à fumaça.

O vice-governador Paco Britto afirmou que o Executivo aguarda a reabertura da fábrica e que todos os problemas apontados pelo MPT-10 foram resolvidos. Com isso, segundo ele, o fumacê deve voltar à atividade amanhã. ;Estamos pedindo para liberarem, mas falta a vistoria. O órgão não foi mais lá (à fábrica) desde quinta-feira. Eles notificaram, a empresa contratada fez a adequação e a Justiça ainda não liberou;, cobrou.

Endereços

Os Centros de Hidratação funcionarão durante três semanas, das 7h às 19h, de domingo a domingo. Confira os endereços:

; Candangolândia
UBS 1 ; Área Especial, Quadra 5/7

; Estrutural
UBS 1 ; Área Especial 2, Avenida Central

; Itapoã
UBS 1 ; QD 378, Área Especial, Del Lago

; Planaltina
UBS 4 ; Quadra 18, Conjunto H, AE 1, St. Residencial Leste, Buritis IV

; Sobradinho II
UBS 2 ; Rodovia DF-420, Setor de Mansões n; 1

; Varjão
UBS 1 ; Vila Varjão, Quadra 5, n; 5, Conjunto A, Lote 17

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação