Cidades

Siamesas: Lis recebe alta da UTI e se junta a Mel; veja vídeo do encontro

Lis ganhou o carinho da irmã Mel ao sair da internação na UTI. Meninas se recuperam bem após a cirurgia de separação

Hellen Leite
postado em 27/05/2019 16:33
[VIDEO1]

Lis, a gêmea siamesa que permanecia na UTI após a cirurgia de separação, teve alta nesta segunda-feira (27/5). Mel já havia recebido alta na última terça-feira (21/5). As meninas agora estão internadas lado a lado na enfermaria do Hospital da Criança de Brasília (HCB), até poderem ir para casa. Em um novo reencontro com a irmã, Lis ganhou o carinho de Mel e foi recebida com um beijo na porta da UTI.

Pela manhã, Lis recebeu os cuidados dos pais, Camilla Neves, 25 anos, e Rodrigo Aragão, de 30 anos. Além do carinho da equipe responsável pela UTI do hospital. Os procedimentos agora são de troca de curativos e fisioterapia.

[FOTO1390420]
"Está sendo maravilhoso. Acho que foi o que eu tanto esperei. Quase um ano ; mais de um ano, na verdade ; esperando esse momento e finalmente ter elas duas, poder vê-las separadas é coisa de outro mundo, é outra sensação", conta Camilla Vieira, a mãe das gêmeas.
"Hoje, inclusive, a gente estava na fisioterapia e fomos levá-las para tomar um banho de sol. O pai delas estava segurando uma e a fisioterapeuta, a outra. Eu fiquei olhando e pensando: ;Gente, parece mentira, parece um sonho que elas estão assim;", relata. "Meu coração explode de felicidade. É muito bonitinho elas brincando, se tocando", completa.

Momento esperado

Pai das gêmeas, Rodrigo Aragão conta que ficou muito emocionado com a alta de Lis e o reencontro das garotinhas. "É o momento que a gente mais esperava", definiu. "Eu acho que elas vão ser muito próximas. Até as manias que elas tinham já estavam repetindo lá no quarto: tirar a chupeta uma da boca da outra e colocar na boca, tomar o brinquedo da outra, segurar no braço, beliscar", completou, rindo.

Quando Mel, a primeira das gêmeas a sair da UTI, foi para a enfermaria, Rodrigo estava viajando a trabalho. Perguntado sobre como foi poder abraçar a filha em um quarto da enfermaria, ele respondeu sem pensar: "Foi muito bom". "Na hora que eu entrei no quarto, ela já começou a rir e deu o braço para eu pegar no colo."

Agora, o pai já planeja o próximo passo nessa longa e feliz jornada. "Levá-las no shopping, para passear no Parque da Cidade, para dar uma volta", antecipa.
Lis e Mel tiveram uma recuperação surpreendente. Lis despertou do coma antes do previsto, menos de 48 horas após a cirurgia. Mel está na enfermaria há seis dias. Descrita como "sapeca", ela faz a alegria de todos. Nesta segunda, no quarto, as duas brincaram juntas com jogo de montar.

Caso raro no mundo

[SAIBAMAIS]Mel e Lis nasceram em 1; de junho de 2018 e ficaram unidas pela cabeça por 10 meses. Elas foram o primeiro caso de gêmeos craniópagos (unidos pelo crânio) registrado no Distrito Federal. Elas foram separadas em abril, durante um procedimento de alta complexidade, todo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia, dividida em 36 etapas, começou às 6h30 do sábado, 27 de abril, e só terminou às 2h30 de domingo, 28.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação