Cidades

Integrantes do Comando Vermelho são presos em Luziânia por Polícia Civil

Os homens são acusados de matar ao menos três policiais no Pará. Eles foram presos durante a Operação Cronos, uma força-tarefa em 21 estados e no Distrito Federal

Sarah Peres
postado em 28/05/2019 07:50
A operação foi deflagrada no início da manhã desta terça-feira (28/5)
Dois homens ligados à facção criminosa conhecida como Comando Vermelho foram presos em Luziânia, município goiano distante 60km do Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (28/5). Eles são acusados de matar três policiais militares no Pará há cerca de um ano. Na busca, os policiais encontraram quatro aparelhos celulares com mensagens ameaçando agentes de segurança, peças de ouro, documentos falsos e uma pequena porção de maconha.
A prisão ocorreu no âmbito da Operação Cronos, que ocorre simultaneamente em 21 estados, incluindo o Distrito Federal. As ações visam o cumprimento de mandados de prisões contra autores de homicídio e feminicídio em todo o país e contam com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). A coordenação é do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (Concpc). Ainda não há saldo preliminar de quantas pessoas foram presas. A escolha do nome Cronos faz referência à supressão da vida da vítima, que foi tirada pelo autor dos assassinatos.
Até 10h, 11 pessoas foram presas na ação chefiada por Fernando César Costa, titular da Coordenação de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa (CHPP). Os mandados de prisão começaram a ser cumpridos semana passada, quando começaram a cumprir as determinações e prender o maior número de pessoas possível.
Um dos presos, segundo Fernando César, é Flávio da Conceição Matias, 39 anos. Ele foi capturado no sábado (25/5), em Cidade Ocidental (GO). "Ele é um traficante investigado em diversos inquéritos aqui na CHPP, juntamente com um grupo criminoso que atua no Distrito Federal", informou o delegado. Flávio estava foragido desde 2008, quando foi posto em liberdade pelo cumprimento de pena de um crime de roubo. Quando foi preso no sábado, ele usava uma carteira de motorista falsa e foi atuado, também, por este delito.

[VIDEO1]

[VIDEO2]

Operação Cronos I

A primeira fase da operação ocorreu em agosto do ano passado, em todo o país. A ação terminou com mais de 1 mil presos e 75 adolescentes apreendidos em todo o país. Destes, 14 dos detidos foram por feminicídio, 225 por homicídio, 143 relacionados à Lei Maria da Penha e 421 por crimes diversos. A ação também foi coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC).
Na ação do ano passado, a força-tarefa também autuou em flagrante 224 pessoas pelos delitos de tráfico de drogas e posse ou porte irregular de arma de fogo. Ainda, houve a apreensão de 66 armas de fogo e aproximadamente 150 quilos de entorpecentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação