Cidades

Saiba os cuidados necessários para evitar pegar dengue

Com o aumento no número de casos, manter a atenção para evitar a doença é essencial

Mariana Machado, Pedro Canguçu*
postado em 29/05/2019 06:00

As Unidades Básicas de Saúde oferecem atendimento emergencial

Febre, dor no corpo, vômito e formigamento. Os sintomas comuns da dengue estão impedindo a costureira Elisângela Lima da Silva, 40 anos, de trabalhar há quatro dias. Moradora do Paranoá, ela tem dois filhos e enfrenta a doença pela segunda vez. Ela é uma entre os 21.360 casos suspeitos no Distrito Federal. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF), divulgado na segunda-feira, já são mais de 18 mil casos prováveis de dengue e 21 óbitos. A última vez que houve registro de números tão altos foi em 2016. No ano passado, apenas uma pessoa morreu, e a pasta registrou cerca de 2,4 mil ocorrências.

Segundo o médico especialista em epidemiologia e controle de doenças e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) Pedro Luiz Tauil, a dengue, como outras doenças virais, tem ciclos. Ele explica que há quatro tipos diferentes de sorotipos. Uma vez que a pessoa é infectada por um, fica imunizada contra ele para sempre, mas ainda pode ter a dengue dos outros tipos. ;Observando o histórico da doença desde 1985, vemos que há épocas com mais casos e épocas com menos. Quando as pessoas ficam muito tempo sem introdução de um sorotipo, elas não adquirem imunidade;, analisa.

De acordo com ele, há cerca de dois anos o tipo 2 tinha poucas manifestações e isso fez com que ele agora se alastrasse. ;É um vírus com maior capacidade de produzir casos graves e até letais;, alerta. Além disso, ele ressalta a importância do saneamento básico para evitar a formação de focos do mosquito transmissor. O professor destaca a importância do papel da população no combate.

Programas de conscientização, no entanto, quase não foram vistos, de acordo com moradores do Itapoã que ontem procuraram a tenda montada pelo GDF na Unidade Básica de Saúde 1. Uma delas era a jovem Geovana Silva Ferreira, 14, que tomava soro deitada em uma maca. A mãe, a empregada doméstica Shirley da Silva, 42, afirma que diversos pneus acumulando água estão espalhados na rua onde moram, no Itapoã 2. ;Ninguém se preocupa. Se cada um fizesse a sua parte, isso não estaria acontecendo;, critica.

Como ela, a dona de casa Jandira Brito, 48, levou o neto Wendel Brito, 3, para a tenda. O pequeno vem apresentando os sintomas da doença desde sexta-feira. ;Faço de tudo para evitar dengue na minha casa, mas não sei como os vizinhos agem;, pondera. Começou a funcionar ontem o sétimo ponto de hidratação para combate à dengue, em Samambaia, ação emergencial do GDF.

O professor especialista em saúde comunitária e médico de família Melchior Machado, da Universidade Católica de Brasília (UCB), acredita que o governo agiu tardiamente. ;Campanhas de prevenção são fundamentais e poderiam ter sido feitas desde o início. Nós, da área de saúde fazemos isso o tempo todo, mas é trabalho de formiguinha.;

Cobrança

Nesta terça-feira (28/5), o Ministério Público do Trabalho (MPT) decidiu manter a interdição do serviço de fumacê, suspenso desde 6 de maio. Segundo a procuradora Renata Coelho, responsável pelo caso, os documentos entregues pela Secretaria de Saúde não cumpriam as exigências. Faltaram certificados que comprovem a qualificação dos trabalhadores, recibos de entrega de equipamentos de proteção individual (EPI) e exames médicos dos funcionários.

Para o professor Melchior, o fumacê seria uma contribuição significativa. ;Diminuiria o número de mosquitos, porque ele mata o que fica escondidinho. Seria uma ajuda, mas a gente costuma fechar a porta depois que o ladrão vem. Não se pensa muito em prevenção;, lamentou o especialista.

O GDF tem até esta quinta-feira (30/5) para apresentar a documentação final. ;Vamos entrar com uma ação civil pública pedindo o cumprimento, a responsabilização do gestor e indenização à sociedade;, afirmou Renata Coelho. A Secretaria de Saúde informou, em nota, que ;atendeu a todas as exigências do Ministério Público do Trabalho, que deverá receber a documentação complementar nas próximas horas;. O MPT não é o único de olho na pasta. O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) deu 15 dias para que a secretaria se manifeste sobre o aumento do número de casos, decisão tomada com base em representação do deputado Leandro Grass (Rede), que aponta negligências nas ações de combate a doenças endêmicas.

Na segunda-feira, a subsecretária de Vigilância à Saúde, Elaine Morelo, foi exonerada pelo governador em exercício, Paco Britto. Em nota, a SES-DF disse que ;cargos comissionados são de livre provimento. Nomeações e exonerações ocorrem de acordo com a avaliação das chefias e do governo;.

Divino Valero Martins, que já foi coordenador geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças transmitidas pelo Aedes no Ministério da Saúde assume a vaga. Em 23 de maio, o diretor de Vigilância Ambiental Petrônio da Silva Lopes entregou carta de demissão alegando ;motivos pessoais;. O cargo agora é ocupado por Rômulo Henrique da Cruz, que foi coordenador da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Dengue em números


Veja a quantidade de casos de dengue e mortes causadas pela doença em outros anos:

2019* ; 21 mortes e 18.649 casos prováveis
2018 ; 1 morte e 2.463 casos prováveis
2017 ; 12 mortes e 4.752 casos prováveis
2016 ; 22 mortes e 19.982 casos prováveis
2015 ; 28 mortes e 10.898 casos prováveis
* Números até 18 de maio
Fonte: boletins epidemiológicos da dengue/Secretaria de Saúde

Proteja-se

Sintomas

O diagnóstico da dengue é dado por meio de exame de sangue. Veja quais são os sintomas mais comuns:

Febre alta com início súbito
(entre 39 e 40 ;C)

; Fortes dores de cabeça
; Dor atrás dos olhos (que piora com o movimento)
; Manchas e erupções na pele
; Cansaço extremo
; Dores nas articulações
; Náuseas
; Vômitos

Cuidados

Saiba quais cuidados tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor:

; É preciso evitar água parada. Por isso, tampe baldes, caixas d;água e tonéis, deixe garrafas viradas para baixo e mantenha lixeiras sempre tampadas
; Coloque areia nos pratos
de vasos de plantas
; Mantenha ralos e calhas
sempre limpos
; Utilize repelente
; Acione a Vigilância Ambiental, SLU ou Novacap caso suspeite que um local é foco do mosquito.

* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

; Colaborou Bruna Lima

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação