postado em 29/05/2019 04:30
Marcado para o próximo fim de semana, o vestibular para ingresso no segundo semestre na Universidade de Brasília (UnB) recebeu 14.696 inscrições. No sábado e no domingo, a partir das 13h, os candidatos concorrerão a uma das vagas para 98 cursos de graduação, diurnos e noturnos, nos câmpus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.
Os exames terão cinco horas de duração e os locais de realização das provas, divulgados ontem, devem ser conferidos pelo site www.cebraspe.org.br/vestibulares/VESTUNB_19. As 2.105 vagas serão distribuídas entre candidatos dos sistemas universal (922), de cotas para negros (112) e de cotas para quem estudou em escola pública (112). Medicina ficou em primeiro lugar entre os cursos mais disputados, com demanda de 212,8 inscritos por vaga.
A menos de uma semana para o certame, a orientação dos professores é diminuir o ritmo de estudos e revisar apenas os conteúdos mais importantes. ;Sugiro que os candidatos façam uma revisão mais leve e, amanhã, distraiam-se e façam coisas de que gostam;, afirmou Daniel Wanzeller, professor de matemática do Galois.
O professor de história e coordenador do Único Educacional, Robson Arrais, recomenda aos estudantes utilizar esta semana para refazer provas de vestibulares passados. ;O ideal é que resolvam um exame por dia;, disse. Dessa forma, os candidatos podem revisar os conteúdos em que tiveram mais dificuldade. Robson também aconselha dormir e se alimentar bem na véspera.
No dia da prova de ciências exatas, a sugestão é de que os vestibulandos comecem pelas questões mais fáceis. ;Sugiro que os candidatos deixem as questões que não sabem para o fim, caso haja tempo;, diz Eduardo Borges, professor de física do Pódion.
No sábado, dia da prova de ciências humanas, o professor Robson Arrais recomenda que os participantes resolvam as questões na sequência. ;Eu começaria pela parte de língua estrangeira e responderia os itens em ordem;, aconselha.
Álvaro Luiz Sena, 19 anos, tenta uma vaga em medicina. Ele acredita que está tranquilo para o exame, mas tem certeza de que ficará ansioso na véspera. Ainda nesta semana, o candidato pretende se exercitar e revisar as matérias mais importantes. ;Estudei bastante, mas, sinceramente, sinto que preciso estudar mais. Não me sinto preparado ainda;, conta.