postado em 29/05/2019 17:22
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lançou projeto de prevenção ao suicídio. A iniciativa tem como objetivo identificar, sensibilizar e orientar as pessoas que estão nesta situação de risco em escolas públicas, nas unidades de saúde e de atendimento social, além dos integrantes da segurança pública. O lançamento ocorreu na terça-feira (28/5).
Para auxiliar no programa de prevenção, o MPDFT também emitiu uma cartilha que trata sobre o tema, intitulada Falando sobre a vida: prevenção ao suicídio. O material aborda fatores para a proteção e os mitos e as verdades que rondam essa situação de risco. O texto trará canais de informações e ajuda para as pessoas.
Inicialmente, a cartilha será lançada na promotoria de Justiça de Brazlândia, de onde surgiu a proposta do material. No entanto, o objetivo é expandir o texto para as demais regiões do Distrito Federal e, inclusive, promover encontros, oficinas e atividades para crianças, adolescentes e jovens assistidos nas escolas, em centros comunitários e em organizações não governamentais.
A ação contará com apoio da Rede Social de Brazlândia, um espaço de encontro entre representantes governamentais e não governamentais e a comunidade local.
A portaria do projeto foi assinada pela procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Fabiana Costa. Ela destacou o fato de o suicídio ser um tema pouco tratado. ;Há um silêncio em torno do assunto, o que não facilita o enfrentamento e a prevenção deste problema. Dar visibilidade ao tema, discuti-lo de forma franca e aberta, é um dos primeiros passos para a mitigação de seus danos. E é exatamente a isso que se propõe o projeto e a cartilha que hoje lançamos;, frisou.
Início das ações
O início do projeto terá ações na Regional de Ensino de Brazlândia, nestas quinta e sexta-feira (30 e 31/5). Ocorrerão rodas de conversas com integrantes da instituição, com debate sobre o dia a dia do trabalho na rede de ensino.
O trabalho será realizado por servidores do MPDFT, profissionais da educação, da segurança e do serviço social, da saúde e conselheiros tutelares. A Assessoria Especial de Promoção da Saúde e de Qualidade de Vida da casa estará presente para dar atendimento àqueles que estejam precisando de ajuda.