Segundo o delegado-chefe da 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul), João de Ataliba Neto, o suspeito repassava a droga para pequenos traficantes que tinham a missão de distribuir em festas eletrônicas da cidade. ;Assim que a polícia chegou na casa dele, ele não quis abrir a porta e foi preciso arrombar. Ele estava trancado no banheiro tentando jogar as drogas pelo ralo;, contou o delegado.
Os investigadores descobriram a atuação do traficante há dois meses. No entanto, só na manhã desta quinta-feira (30/5) foi realizada a prisão. À polícia, ele disse que as drogas eram para uso próprio e que não vivia da venda dos entorpecentes. Chegou a dizer que trabalha com a família no restaurante da mãe, mas, segundo a investigação, a afirmação não é verdadeira.
Na casa do rapaz, a polícia apreendeu porções das drogas ;gourmet;, uma quantia em dinheiro, uma máquina de embalar as drogas, embalagens e produtos eletrônicos, como televisão, vídeo game, home theater, entre outros.
[VIDEO1]
;Ele tem passagem por porte ilegal de arma de fogo, mas respondeu em liberdade. Entre 2017 e 2018, chegou a ser preso cinco vezes com pequenas porções de droga, mas respondeu, apenas, como usuário. Nessa época ele ainda fazia parte do grupo de pequenos traficantes, mas hoje, ele é uma patente mais alta, é quem produz e fornece;, ressaltou Ataliba.
O homem está preso na 1; DP e deve passar por audiência de custódia na sexta-feira (31/5), onde o juiz determinará se ele responde em liberdade ou não. Caso seja condenado, pode pegar de 5 a 15 anos de prisão, pelo crime de tráfico de drogas.
A prisão faz parte de mais uma fase da Operação Theya, deflagrada pela 1; DP. As investigações começaram há quase dois anos, quando a polícia apreendeu um celular e identificou alguns traficantes do DF. Segundo o delegado Ataliba, cerca de 50 pessoas já foram presas.
Outro caso
Em março, outro suspeito de traficar drogas "gourmet" foi preso. O homem de 20 anos comercializava os entorpecentes por meio de um aplicativo. No mesmo dia houve o cumprimento de mandados de busca e apreensão no Jardim Botânico e no Jardins Mangueiral contra dois jovens. No último endereço, a polícia apreendeu porções de maconha e haxixe, um simulacro de arma de fogo e munição de fuzil.