Cidades

VÍDEO: fumaça volta a sair de subestação da CEB e pode haver novo apagão

Para garantir a segurança dos militares, há a possibilidade de um novo apagão do sistema, o que deixaria sem energia 17 mil unidades consumidoras

Caroline Cintra
postado em 30/05/2019 11:50
[VIDEO1]
Um dia após incêndio na subestação 3 da Companhia Energética de Brasília (CEB), que deixou mais de 17 mil imóveis sem energia elétrica por quatro horas, o Corpo de Bombeiros precisou atuar novamente na manhã desta quinta-feira (30/5) após uma fumaça densa começar a subir da estrutura. Na quarta-feira (29/5), um dos três transformadores do edifício pegou fogo. Os bombeiros levaram cerca de uma hora para controlar as chamas e mais de três para fazer rescaldo e perícia.

Uma equipe técnica da CEB está na subestação para isolar a área de atuação dos bombeiros e garante que não há riscos de um novo incêndio. No entanto, durante atuação dos militares, pode haver a necessidade do desligamento de alguns aparelhos da subestação. Isso pode causar um novo apagão em alguns pontos da Asa Norte, o que ainda não está confirmado. "Até agora não foi passada essa possibilidade, mas se for detectado algum risco para a equipe, pode acontecer", completou o tenente Fábio Bohle, do Corpo de Bombeiros.

Segundo a corporação, devido à proporção das chamas, é comum que haja fumaça, parte do processo de rescaldo iniciado ontem. "Estamos acompanhando o engenheiro da CEB e, de acordo com o parecer, vamos atuar ou não", disse o tenente Bohle. O militar explicou ainda que o ponto de resfriamento do transformador que pegou fogo é lento, porque dentro dele há óleo, madeira e papelão. A corporação vai acelerar o procedimento com água e espuma.
Bombeiros avaliam a necessidade de desligamento de energia em alguns pontos da Asa Norte

Por meio de nota, a CEB ressaltou que a fumaça que está sendo vista é do transformador que pegou fogo ontem. "Gostaríamos de tranquilizar a população, pois o transformador está totalmente isolado, desconectado do sistema e sendo monitorado por nossas equipes de manutenção."
O incidente de ontem (29/5) levou ao cancelamento de todas as consultas do dia no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e em clínicas vizinhas e interrompeu outros serviços e atividades em escritórios, shoppings e escolas.

Saiba mais

O fogo começou ontem, por volta das 9h15, e os equipamentos de proteção do sistema provocaram o desligamento automático da energia de sete circuitos, atingindo o Setor Hoteleiro Norte, o Setor de Rádio e TV Norte e as primeiras quadras residenciais da Asa Norte. Segundo o diretor-presidente da CEB, Edson Garcia, o óleo que resfria um dos três transformadores da subestação esquentou muito, causando a combustão que iniciou o incêdio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação