Cidades

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira

Até o último levantamento, o DF conseguiu imunizar 73% do público-alvo. O número é inferior à média nacional

Bruna Lima
postado em 31/05/2019 09:30
Na segunda (3), doses restantes serão disponibilizadas para toda a população, determina o Ministério da Saúde
O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe tem até esta sexta-feira (31/5) para se imunizar, com exclusividade, em uma das 133 salas de vacinação da rede pública do Distrito Federal. Até a última quarta-feira (29/5), apenas 73% deste grupo havia recebido a dose contra a Influenza, índice abaixo da média nacional, que registrava a imunização de 75% dos alvos. A partir de segunda-feira (3/6), o Ministério da Saúde determinou que as doses restantes serão destinadas a toda a população.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é vacinar 90% do público-alvo, ou seja, 778.627 pessoas. Com a abertura do estoque para além deste público, a pasta alerta que não haverá envio de novas remessas pelo governo federal quando as doses se esgotarem nas unidades da capital federal.

Em nível nacional, 44,6 milhões de pessoas pertencentes ao grupo prioritário buscaram os postos de vacinação. Os funcionários do sistema prisional registraram a maior cobertura vacinal, com 94,2% de cobertura, seguido pelas puérperas (91%), indígenas (86,7%), idosos (85,3%) e professores (82,8%). Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (32,2%), população privada de liberdade (50,4%), pessoas com comorbidades (66,6%), crianças (69,9%), gestantes (70,8%) e trabalhadores de saúde (72,9%).

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza teve início no dia 10 de abril em todo o país. No primeiro momento, foram priorizadas as crianças e gestantes. A vacinação está aberta para todos do público- alvo desde o dia 22 de abril. A imunização contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, garante o Ministério da Saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação