Cidades

Festa do Divino Espírito Santo começa nesta sexta-feira em Planaltina

Os católicos poderão contar com celebração até 9 de junho. Essa é a segunda maior celebração católica do DF

postado em 31/05/2019 14:03
O evento é considerado patrimônio cultural imaterial do DF desde 2013
Uma das maiores celebrações católicas do Distrito Federal começa nesta sexta-feira (31/5). A 137; edição da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, celebrada em Planaltina, tomará de conta da cidade até 9 de junho. O evento contará com elementos culturais religiosos e é a segunda maior celebração local da Igreja Católica, perdendo apenas para a Via-Sacra, realizada no Morro da Capelinha, na Páscoa.

O evento é considerado patrimônio cultural imaterial do DF desde 2013. A festa recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa. A organização do evento estima de aproximadamente 15 mil pessoas se reúnam na Paróquia São Sebastião, durante a celebração da Missa da Alvorada da Folia de Rua, presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante 10 dias, a Festa do Divino é comemorada na cidade, sendo que todas as paróquias da cidade celebram a data. Nesta sexta, dia da Novena, é realizada a Bênção das Divisas, que é uma insígnia com uma medalha do Espírito Santo e fitas correspondentes aos cargos exercidos. As divisas são entregues aos devotos que ajudaram na promoção do evento.

Nos próximos sete dias, são oferecidas comidas após as missas nas residências dos devotos, que abrem as portas de casa para receber os participantes do evento. A todo momento, a Coroa e a Bandeira do Divino percorrerão as ruas de Planaltina em cortejo. Toda comunidade se reúne para realizar a Novena em Família na casa da anfitriã.

Dezenas de rituais católicos são realizados nos dias de comemoração. No Domingo (9/5), ocorre o ápice da festa, quando o Tradicional Cortejo Imperial percorre as ruas do Setor Tradicional, desde a casa do Imperador até a Igreja Matriz, onde solenemente, se celebra a Missa do Imperador para o fim do evento.

Começo

A primeira Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina aconteceu em 1882, sob a regência da Imperatriz, Auta Carlos de Alarcão. Uma coroa fundida em latão chegou de Niquelândia (GO) para a comemoração. No entanto, a celebração de Pentecostes cativou a população, que decidiu dar continuidade ao evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação