Darcianne Diogo*
postado em 01/06/2019 07:00
Faltam poucas horas para o Vestibular 2019 da Universidade de Brasília (UnB). Os mais de 14 mil candidatos seguem esperançosos por conquistar uma das 2.105 vagas distribuídas em 98 graduações. A avaliação será aplicada neste sábado (1/6) e domingo (2/6), em sete regiões administrativas do Distrito Federal e nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). A orientação é que os estudantes cheguem com uma hora de antecedência, pois as provas começam a ser entregues às 13h. Os locais estão disponíveis no site www.cebraspe.org.br/vestibulares/ vest_unb_19.É obrigatório chegar ao local portando documento válido com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente. O tempo mínimo de permanência na sala de prova é de uma hora, mas os candidatos disporão de cinco horas para realizá-la. Quem quiser levar o caderno de questões para casa, deverá esperar os 15 minutos finais da avaliação.
Estar relaxado pode ser a chave do sucesso para quem busca a aprovação, conforme destaca a professora de biologia Rosely Soares, coordenadora da área de ciência da natureza do Colégio Marista João Paulo II. ;Ter uma boa noite de sono conta muito na hora da prova. Muitos alunos costumam achar que dormir até tarde é favorável, mas não é verdade. Além disso, é preciso ter uma alimentação leve, pois comer muitos alimentos gordurosos ou pesados pode prejudicar o desempenho;, afirma. Na hora da fome, a professora indica ingerir frutas ou chocolate meio amargo, que são permitidos, desde que estejam em embalagem transparente.
No momento da prova, a professora orienta que os alunos comecem a responder às questões de maior domínio. ;A prova do Cebraspe costuma ser conteudista; então, vale ressaltar que um item errado anula um certo. Não é o momento de chutar;, orienta. Em biologia, especificamente, a coordenadora dá uma dica: ;Tenha em mente as teorias evolucionistas e tente relembrar os assuntos de genética, pois são conteúdos marcantes;.
O professor de física do Centro Educacional Sigma Paulo Ferrari lembra que a banca examinadora não costuma cobrar reaplicação de modelos, ou seja, as questões não são padrões. ;Não adianta usar a decoreba. É preciso saber os princípios gerais e usar os conhecimentos que aprendeu em sala de aula.; Sobre o conteúdo de física, ele orienta que vale apostar nos assuntos de princípios físicos e mecanismos básicos, evolução e conservação de energia e quantidade de movimento.
Neste sábado (1/6), os alunos respondem a questões de língua espanhola, língua francesa ou língua inglesa, língua portuguesa e literaturas, geografia e história, artes, filosofia e sociologia, além da redação. Neste domingo (2/6), são 150 questões de biologia, física, química e matemática.
Rumo à aprovação
Esperançoso e otimista. É assim que o estudante de saúde coletiva da UnB Bruno Brandão, 20 anos, se sente em relação ao vestibular. Ele está no 1; semestre, mas não desistiu de tentar o curso do sonho de infância: odontologia. ;Faz quatro meses que não sei o que é sair com os amigos, mas é por uma boa causa;, brinca.
A rotina de Bruno é intensa. Pela manhã, ele se dedica às aulas do cursinho pré-vestibular. No período da tarde, os estudos continuam em casa: são cinco horas de aplicação. À noite, ele vai para a universidade. ;O segredo é ter pensamento positivo;, diz. O foco, segundo ele, é nas disciplinas de exatas. ;Tenho facilidade em biologia e química. Em humanas, não sou muito bom, mas estudo bastante história e literatura;, conta.
O estudante de história da UnB Carlos Alberto Lourenço, 20, também vai prestar o vestibular. O curso escolhido foi psicologia. ;Desisti de história, porque não me encontrei na profissão, além disso, a área de atuação é bem restrita e difícil, não me realizei profissionalmente.; O período de dedicação para o vestibular ficou reservado para a noite. ;Pela manhã, eu vou para a faculdade e, à tarde, tenho estágio. Quando saio de lá, vou imediatamente para a biblioteca da UnB. Mantenho o foco na resolução de questões, fazendo muitos exercícios e redação;, comenta.
Fique atento
Não pode levar
- Calculadora, agenda eletrônica ou similares, telefone celular, smartphone, tablet, gravador, pendrive, MP3 player ou similares
- Receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, máquina fotográfica, controle de alarme de carro
- Relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular, chapéu, boné, gorro
- Lápis, lapiseira, grafite, marca-texto, borracha
- Quaisquer recipientes que não sejam fabricados com material transparente, como garrafas ou embalagens de alimento
Regras
- Os portões se fecham às 13h
- O candidato terá cinco horas para resolver as provas
- Nos dois dias, é preciso levar documento de identidade original; comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição; caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer