Cidades

"Comemoramos o nascimento e o renascimento de Lis e Mel", diz pai de gêmeas

Lis e Mel, separadas no último mês, completaram um ano de vida com festa junina

Hellen Leite
postado em 01/06/2019 19:05

Vídeo de Lis e Mel, gêmeas siamesas separadas no DF, comemoram um ano com festa junina em Hospital da Criança

As gêmeas Lis e Mel têm muito a comemorar. Após serem separadas em abril deste ano, elas completaram 1 ano de vida cercadas com o amor da família e dos médicos que tornaram possível a cirurgia complexa e inédita no Distrito Federal. A festa com o tema São João teve direito a bolo, balões e brinquedos aconteceu no sábado, (1/6)), no Espaço da Família da Abrace, dentro do Hospital da Criança de Brasília (HCB), onde as meninas continuam internadas.

A festa foi intimista, mas Mel e Lis estavam vestidas à caráter, com vestido de quadrilha e chapéu de trancinhas. Foi assim que elas receberam convidados mais que especiais, os médicos que lidam diariamente com as elas no HCB. O neurocirurgião Benício Oton, com esposa e uma das netas, Luciano Fares, anestesiologista, com a esposa e os filhos, e a fisioterapeita Lilian Santos, enfermeiros e residentes. Da família, os avós, tios e bisavós de Lis e Mel. Tudo era festa.

A avó materna das meninas, Odiléia Vieira, não segurou a emoção. ;Vai passando um flashback de tudo o que passou, É a gratidão de tudo o que o hospital fez por elas, o carinho de todo mundo e especialmente hoje, que tem um pouco mais de um mês que foram separadas, isso é emocionante;, disse.

Antes de assoprar as velinhas, uma pausa. Com Lis no colo de Rodrigo e Mel com Camilla, a mãe tomou a palavra, agradeceu a Deus, a família e toda a equipe do HCB, que ;tornou possível terem chegado até aqui para comemorar o aniversário de um ano das meninas;. Feliz e dona de uma serenidade digna de admiração, Camilla disse considerar os profissionais uma extensão de sua própria família. Por um momento, ela foi interrompida por gritinhos de uma Mel sorridente e falante. Foi como se a menina quisesse agradecer também.

Católicos, os pais finalizaram o momento com uma oração. Os convidados deram as mãos, rezaram o Pai Nosso, a Ave Maria e depois cantaram os parabéns, para a felicidade das meninas, que sorriram e cantaram junto. ;Comemorar um ano com elas separadas era um sonho que eu não sabia se ia realizar. Então para mim é fantástico;, celebrou Camilla.

;A gente está comemorando o nascimento e o renascimento das meninas. Agora a expectativa é que elas corram, brinquem, quebrem a casa. Esperamos sempre o melhor, que elas tenham saúde e possam sair para a rua, ir para o shopping e brincar;, disse o pai das gêmeas Rodrigo Aragão, 30 anos. ;O momento é bastante emocionante. Hoje é especial, sabendo que elas estão alçando voos, se recuperando bem e daqui a pouco estarão em casa;, comentou o avô materno, Edilson Neves, 49 anos.

[VIDEO1]

As meninas e a cirurgia

Depois de uma gestação arriscada, na qual médicos sugeriram ao casal que abortasse, Camilla diz que em nenhum momento se arrependeu de dar à luz. Mês a mês a família comemorou a vida das gêmeas com direito à decoração lembrando personagens infantis, super-heroínas e Mamãe Noel (veja galeria).

Passados 12 meses do nascimento, Lis e Mel estão bem. Venceram a cirurgia e o período da UTI. Agora, estão internadas na enfermaria, onde trocam diariamente os curativos e são estimuladas nas sessões de fisioterapia.

O procedimento de extrema complexidade realizado nas gêmeas foi dividido em 36 etapas, entre as 6h30 do dia 27 e as 2h30 de 28 de abril. O sucesso foi intensamente comemorado pelos pais das crianças e pela equipe do Hospital da Criança de Brasília.

O procedimento de separação começou a ser planejado desde essa época, quando o médico Benício Oton de Lima confirmou, por meio de exames, que a operação seria viável. Elas compartilhavam apenas uma pequena parte do cérebro, que poderia ser retirada sem maiores danos. A expectativa é que elas se desenvolvam dentro do esperado e tenham uma vida independente.

[FOTO1393546]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação