Cidades

Primeiros veículos transitam pelo novo viaduto do Eixão Sul

Engenheiros da Novacap e DER testaram e avaliaram o comportamento da estrutura após obras e os resultados foram positivos

postado em 01/06/2019 20:33
Engenheiros da Novacap e DER testaram e avaliaram o comportamento da estrutura após obras e os resultados foram positivos
Na manhã deste sábado (1;/6), o primeiros veículos transitaram pelo novo viaduto do Eixão Sul, que passa por obras desde setembro do ano passado. O objetivo dos engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) era testar a estrutura.

Embora estivessem previstos para durar seis horas, os técnicos conseguiram terminar os testes em apenas uma hora e meia. ;Todos os testes foram realizados, tanto de carga dinâmica como de carga estática para avaliar a estabilidade do que foi projetado e do que foi executado. Os dados coletados mostram que o projeto está compatível e dentro das normas, o que permite segurança na liberação da via;, destacou o diretor de Edificação da Novacap, Francisco Ramos. Um laudo deve ser liberado na segunda quinzena de junho.

Relembre a queda
Em 6 de fevereiro, quando se aproximava do horário do almoço, parte da estrutura do viaduto caiu, esmagou quatro carros e danificou um restaurante da Galeria dos Estados. Apesar do susto, não houve vítimas.

Um relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) de 2012 alertava sobre o risco do desabamento e a necessidade de manutenção na estrutura. Após a tragédia, especialistas da Universidade de Brasília (UnB) indicaram que o viaduto fosse totalmente demolido. Mas o governo se baseou em outros pareceres e preferiu reaproveitar parte da estrutura.

Então, em agosto, foi lançado o edital para a construção. Após sair vencedora, a Via Engenharia iniciou a obra em 24 de setembro. Sem alteração desde a licitação, o valor previsto na construção permanece em R$ 10,9 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação