Cidades

VÍDEO: Defesa Civil inicia explosões em Vicente Pires para obras de túnel

As detonações ocorrem na região da Rua 8, de segunda a sexta, das 9h as 10h. A rua vai ficar bloqueada somente durante as explosões

Juliana Andrade
postado em 03/06/2019 09:47
Explosões são necessárias para destruir as rochas que estão no caminho do túnel
A Defesa Civil começou nesta segunda-feira (3/5) a sequência de explosões na Rua 8 de Vicente Pires. A medida é necessária para destruir rochas e abrir um túnel para a captação de água da chuva. As detonações serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h.

Segundo o gerente de produtos perigosos da Defesa Civil, Gleydson Andrade, as dinamites foram colocadas a 12m de profundidade e não há riscos para a população. Segundo ele, não será necessário que os moradores saiam das casas deles. "Não vai ter lançamento de materiais. O local vai estar fechado. A população só precisa obedecer as restrições de acesso. As explosões devem durar entre 20 a 30 minutos, período em que haverá bloqueio da circulação de carros e pessoas na região", orienta.
[VIDEO1]
O motorista Samuel de Castro, 35 anos, trabalha na rua, próximo do local da primeira explosão. Ele conta que ficou sabendo da operação pelo jornal. Minutos antes da detonação das bombas, um funcionário da Defesa Civil conversou com os trabalhadores e informou sobre dinâmica da ação. "As obras são para melhorar a cidade. É algo que não tem como fugir", comenta Castro.

[FOTO1394635]

Durante a operação, a equipe da Defesa Civil estará com um aparelho sismógrafo, que registra qualquer tipo de vibração. "Se for necessário, a gente diminui a quantidade de explosivos e se adequa", afirma Andrade.

As detonações devem durar cerca de nove meses e as vias só ficarão bloqueadas no momento das explosões. De acordo com Andrade, a abertura do túnel deve avançar em media um metro por dia e as explosões sempre acontecerão no mesmo horário.
Defesa Civil alertou moradores por uma faixa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação