postado em 04/06/2019 04:26
; Eixão
Viaduto liberado
Com 90% da obra concluída, o viaduto sobre a Galeria dos Estados, que desabou em 6 de fevereiro de 2018, será liberado ao trânsito de veículos hoje. Mais de 120 mil veículos devem trafegar no trecho diariamente. A previsão inicial era de que as obras terminassem em setembro do ano passado. Ela custará R$ 12 milhões e a entrega da reforma completa está prevista para a última semana de junho. De acordo com o GDF, a reconstrução tem sido feita em dois turnos, com 138 operários. No último sábado, engenheiros da Novacap e do DER/DF realizaram ensaios estruturais no viaduto. O objetivo foi avaliar o comportamento e certificar a estrutura. Os experimentos duraram uma hora e meia. Os técnicos conseguiram todas as informações necessárias, com manobras e várias etapas e simulações. Os testes consistiram em monitorar o comportamento de veículos com grande capacidade de carga e do viaduto, por meio de sensores. Após as coletas dos dados, engenheiros da Novacap vão estudar as informações e emitir o laudo final do viaduto para entregá-lo ao DER. Preliminarmente, os resultados foram positivos.
; Dengue
Morte é investigada
Uma servidora da Secretaria de Saúde morreu no último sábado com suspeitas de dengue hemorrágica. Cátia Teixeira dos Santos, 45 anos, trabalhava como supervisora de emergência no Hospital Regional de Planaltina, onde ficou internada. A direção da unidade informou que o corpo da servidora foi levado, ainda no sábado, para o Serviço de Verificação de Óbitos, em Ceilândia, onde será realizada a necropsia para examinar e detectar o motivo da morte. Por meio de nota, a unidade de saúde disse que ainda não há confirmação ou laudo atestando a causa do falecimento de Cátia, que desde fevereiro trabalhava no hospital. O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde mostra o aumento alarmante de casos de dengue o Distrito Federal. Até 18 de maio o número de óbitos pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti somava 21. O número de pessoas com o vírus também cresceu. São 21.360 ocorrências de pacientes com dengue.
; Gripe
Falta vacina em postos
Após o período de campanha de vacinação contra a gripe destinada ao grupo de risco, encerrado em 31 de maio, a Secretaria de Saúde começou a distribuir as doses remanescentes para a população em geral, ontem. Em ao menos dois postos de saúde, no da 114 Norte e no da 905 Norte, houve fila logo cedo (foto). No primeiro, a vacina acabou na primeira hora. No posto da 905 Norte, a fila de interessados na imunização dava a volta no prédio. Os servidores disseram que novo lote chegaria à tarde. No período da campanha, apenas o público-alvo, formado crianças e gestantes; mulheres com até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos ou mais idade; trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais; assim como adolescentes e jovens com idades entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa, presos e profissionais da Segurança Pública. Até sexta-feira, 77% do grupo prioritário havia se imunizado na capital. De acordo com a Secretaria de Saúde, 607.905 pessoas compareceram para tomar a dose da vacina e a meta era imunizar 778.627 cidadãos, o equivalente a 90% do grupo prioritário.
; Clima
Chove após 18 dias
A chuva surpreendeu o brasiliense no início da tarde de ontem. Houve registros no Sudoeste, Setor de Indústrias Gráficas, na Asa Sul, no Setor Hoteleiro Norte, em parte de Ceilândia, entre outros pontos. A última vez que havia chovido no Distrito Federal foi em 16 de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No início da manhã, a chuva não era prevista pelo Inmet. Esperava-se um dia parcialmente nublado, quente e com umidade variando entre 90% e 30%. ;Embora a chuva nessa época do ano seja improvável, ela não é impossível. A média para o mês é de 4,9mm;, explicou a meteorologista Morgana Alves. A previsão é de que a chuva volte hoje. Amanhã, o clima continua com nebulosidade e nevoeiro. A temperatura mínima prevista para hoje de 15;C e máxima, de 29;C. A umidade pode variar entre 90% e 35%.
; João de Deus
STJ julga habeas corpus
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar, na tarde de hoje, dois habeas corpus impetrados pela defesa de João de Deus. Os casos serão apreciados pelo ministro Nefi Cordeiro, que determinou a internação sob custódia do médium e a prorrogou por duas vezes. João de Deus está preso desde 16 de dezembro. Em 22 de março, a Justiça autorizou que ele fosse transferido para o Instituto de Neurologia de Goiânia, onde está desde então, para tratar um aneurisma no abdômen. Acusado de abusos sexuais, ele sempre negou os crimes. A prorrogação da internação faz parte de um dos processos e também deve ser julgada pelo ministro. O prazo da última decisão venceu no domingo. Uma petição foi protocolada pelo advogado de João de Deus, Alberto Toron, na última sexta-feira. Um dos pedidos foi feito com base nos problemas de saúde do médium. O outro é relacionado ao processo que ele responde por posse irregular de arma de fogo.