postado em 05/06/2019 20:19
O CB.Poder, parceria do Correio com a TV Brasília - desta quarta-feira (5/6) contou com a presença do deputado distrital Chico Vigilante (PT). O parlamentar criticou as declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro sobre o projeto de lei que promete rever as regras de trânsito. ;Essa é a prova completa da regressão que está acontecendo no Brasil. Algumas medidas educativas, como a faixa de pedestre, que começou em Brasília e que hoje é uma tradição, são poucos os motoristas que não param na faixa, depois veio o cinto de segurança, que já estava na lei e ninguém cumpria e agora se tem todo um disciplinamento de multas que têm de existir para quem não cumpre as leis;, disse.[SAIBAMAIS];Ele está conversando, se dirigindo e governando para um terço da população: os que o elegeram ou os que pensam assim que nem ele; 60% ou mais da população não aceita essas medidas;, completou Vigilante.
Sobre a posição do chamado Centrão na votação da reforma da Previdência no Congresso Nacional ele afirmou que "O que se tem é um presidente que não respeita o Congresso". "Tem que conversar com todo mundo, senão, não governa. Um problema particular da presidenta Dilma foi que também caiu porque não conversou;, observou.
;O parlamentar muitas vezes não quer nada, só quer ser respeitado e um presidente que não respeita o Congresso, que é mais importante do que ele em qualquer lugar democrático do mundo, todos nós sabemos. Não é que a Dilma não respeitou, mas não teve o diálogo necessário que tinha que ter. Ela achou que era só mandar as medidas e deixar que o Congresso apoiaria de qualquer jeito, e não é assim. Ou você dialoga ou você cai, eu digo isso sempre;, acrescentou.
Questionado por uma autocrítica dos casos de corrupção durante os mandatos do partido e se o ex-presidente Lula também não pecou por omissão, ele declarou: ;É claro, teve gente que errou, e quem errou deve ser punido. Agora, se há alguém que não pode ser punido é o Lula. Nem sempre o presidente sabe de tudo o que está acontecendo e todos nós sabemos disso;.
Vigilante também avaliou a gestão petista do Governo do Distrito Federal. ;No caso do Distrito Federal, nós erramos, não tivemos condição de divulgar o que a gente fazia. O maior erro foi a comunicação. Quando o Agnelo assumiu o governo, só tinha uma creche pública e nós entregamos com 36 creches públicas inauguradas e mais 17 a serem inauguradas. Cuidamos das escolas, de todas as áreas viárias, fizemos recapeamento e tudo. Entretanto, o que aparecia era o problema crônico da saúde, que a gente não deu conta de resolver e piorou nos outros governos;, disse.