Cidades

Caesb assina com Sindágua acordo que põe fim a ameaça de greve

O acordo, assinado nesta quarta-feira (5/6), teve mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/06/2019 20:03

Protesto do Sindágua

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) fechou acordo coletivo de trabalho com os funcionários na manhã desta quarta-feira (5/6). Diretores da Caesb e representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Distrito Federal (Sindágua) assinaram o documento com mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 10; região (TRT-10).

O acordo trata do biênio de 2019-2021, vigente de 1; de maio de 2019 até 30 de abril de 2021. O fechamento da negociação foi comemorado pelo TRT, pois simboliza o primeiro resultado de relevo da ferramenta de mediação pré-processual, que começou a ser adotada neste ano pelo tribunal.

O documento não prevê reajuste salarial até abril de 2021 e trata de temas como política de desligamento, calendário de pagamento, roupas profissionais e equipamentos de segurança, entre outros. Durante maio, foram debatidas mais de 20 cláusulas. A primeira delas trata da falta de reajuste salarial dos trabalhadores até 2021, por conta da situação econômico-financeira da Caesb.

Benefícios como auxílio-creche, vale-alimentação e auxílio a dependentes com deficiência serão reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Essa negociação põe fim à ameaça de greve indicada anteriormente pelo Sindágua.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação