Na tarde desta quinta-feira (4), a Delegacia Especial e Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), da Polícia Civil do DF, deflagrou a ;Operação 100 ; S.O.S idosos;. A iniciativa teve como objetivo coibir crimes previstos no Estatuto do Idoso, e resultou no resgate de vítimas em situação de maus-tratos no Jardim Botânico.
O gestor do estabelecimento foi pego em flagrante. Segundo informações da PCDF, o local já havia sido alvo de operação policial há um ano. Na época, agentes também verificaram que havia idosos em situação de maus-tratos e com proventos desviados. Durante a Operação 100 ; S.O.S, más condições foram constatadas pelos policiais.
Ao chegar no local, foram encontrados idosos aparentemente desnutridos, com necessidade de cuidados médicos, além de agirem de maneira desorientada. As vítimas foram prontamente acolhidas junto à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O responsável foi autuado por deixar de prestar assistência e pela exposição da integridade e saúde a condições desumanas ou degradantes. Ele foi posto em liberdade após o pagamento de fiança arbitrada em R$5 mil.