Cidades

Notas 19

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/06/2019 04:06

; SÉRIE ESPECIAL
OS CLUBES DE BRASÍLIA
A partir deste sábado, o Correio publica uma série de reportagens sobre clubes de Brasília. Mostraremos a história desses espaços, além de destacar o perfil dos frequentadores, desde a fundação aos mais novos. Além da publicação impressa, as matérias estarão disponíveis no hotsite, com vídeos, textos e fotos. O primeiro clube a ser destacado é o Minas Brasília Tênis Clube (foto), fundado em 6 de novembro de 1960, logo após a inauguração da capital. É considerado um dos espaços mais sofisticados de Brasília e teve como primeiro associado o ex-presidente da República e fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek. A estrutura é completa e oferece aos frequentadores lazer e diversão, como piscinas, parque aquático, ilhas recreativas, sauna, além de festas juninas, Dia das Mães, Dia das Crianças, eventos universitários, entre outros. O esporte é a identidade do Minas. Há modalidades como futevôlei, tênis, pista de cooper, futebol, futsal, basquete, beach tênis e natação. Tudo às margens do Lago Paranoá.

; GRIPE
VACINA QUASE NO FIM
Dois dias depois de as unidades básicas de saúde (UBS) do Distrito Federal receberem a última remessa de vacinas para a gripe e de liberada a imunização para toda a população, o Correio verificou a situação em 12 desses postos. Na manhã de ontem, a reportagem entrou em contato com as UBSs de São Sebastião, Taguatinga, da Asa Norte, do Gama, da Candangolândia, do Lago Norte, de Planaltina, Ceilândia, Riacho Fundo 1 e 2, Santa Maria e Samambaia. Desses, de acordo com atendentes das unidades, somente a UBS 3 de Santa Maria ainda tinha estoque da vacina contra gripe. Nesse caso, os moradores da Quadra 100 de Santa Maria podem ir ao posto para receber a dose. O atendimento é realizado até as 16h. A unidade fica no Conjunto I, Área Especial.

; TRÂNSITO
86
Total de motoristas autuados por dirigir sob efeito de álcool durante o Maio Amarelo, campanha de combate a acidentes no trânsito. O número aumentou 32,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 65 condutores foram flagrados, segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

; VIOLÊNCIA
PRISÃO DOMICILIAR
A Justiça decidiu manter a prisão domiciliar da mãe das crianças espancadas pela tia, de 17 anos, em Planaltina de Goiás (GO). No entanto, o endereço no qual ela deve cumprir a pena, antes no município goiano, mudou para Planaltina, no DF. A decisão é da juíza Léa Martins Sales Ciarlini, após pedido da defesa da mulher. A mãe das cinco crianças estava presa preventivamente por tráfico de drogas desde fevereiro. A pena foi convertida em domiciliar durante audiência de custódia na sexta-feira. O pedido foi apresentado pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público. O pai das crianças, preso pelo mesmo crime, cumpre a pena preventivamente. Após a prisão dos pais, em fevereiro, os filhos do casal, de 1, 3, 7 e 9 anos, passaram a morar com a tia, de 17, e Bruno Diocleciano da Silva, 19, namorado dela, no Setor Aeroporto, na periferia de Planaltina de Goiás. Em quatro meses, o casal agrediu as crianças constantemente. Na quarta-feira, as agressões foram descobertas após a menina de 3 anos pedir comida a um vizinho. Irritada com a sobrinha, a adolescente teria começado a bater na pequena, que começou a gritar. Um vizinho chamou a polícia. Quando a PM chegou ao local, a criança estava morta.

; NOTA SAÚDE LEGAL
INDICAÇÃO DE CRÉDITOS
O brasiliense que entrar na plataforma do Nota Legal para fazer a indicação dos créditos pode ter uma surpresa: pela primeira vez, os cadastrados poderão resgatar o acumulado referente ao Nota Saúde Legal. A nova modalidade do programa entrou em vigor em 2018, mas, por se tratar de ano eleitoral, apenas agora o cidadão vai conseguir ter acesso ao benefício, resultado de compras de medicamentos com Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor. Quem tem créditos em ambos os programas pode indicar a conta bancária para receber os valores em depósito. O prazo termina em 30 de junho. Outra novidade é que, mesmo o consumidor que tem veículo ou imóvel no próprio nome poderá escolher pelo recebimento na conta. Anteriormente, os contribuintes de IPTU e IPVA só podiam realizar o abatimento no valor desses impostos.

; CASO MARIA CLÁUDIA
ADRIANA NO SEMIABERTO
Condenada por estupro, ocultação de cadáver e pelo homicídio da estudante Maria Cláudia Del;Isola, Adriana de Jesus Santos obteve a progressão para o regime semiaberto e hoje trabalha na Secretaria de Justiça e Cidadania do DF. Ela é contratada pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Quase 15 anos depois de um dos crimes mais chocantes da história de Brasília, Adriana conseguiu autorização judicial para o trabalho externo. Ela dorme na Penitenciária Feminina e dá expediente no GDF, mas não atua no atendimento ao público. Ela trabalha na área administrativa. Maria Cláudia tinha 19 anos quando foi morta, em 9 de dezembro de 2004, em casa, no Lago Sul. Os autores do crime foram Adriana, à época empregada da família, e o então caseiro Bernardino do Espírito Santo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação