Cidades

Projeto em UBS de Samambaia ensina prática do cultivo a jovens carentes

O plantio de hortaliças e frutas é feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) 9 de Samambaia e se trata de uma iniciativa dos próprios servidores

Bruna Lima
postado em 06/06/2019 18:05
O projeto funciona dentro da UBS 9 de Samambaia e atende jovens e crianças carentes
Com o objetivo de oferecer atividades para tirar jovens das ruas, a metodologia é o contato com a terra, mesmo nas áreas urbanas. O projeto ;Verde é saúde; ensina adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social a cultivar o próprio alimento. São eles quem mantém a horta e o pomar em funcionamento, prezando pela qualidade dos alimentos, cuidado ao meio ambiente e à própria saúde.

É no terreno da Unidade Básica de Saúde (UBS) 9 de Samambaia onde tudo acontece. A iniciativa veio dos próprios servidores da unidade e, atualmente, sete colaboram para o cultivo. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF) ajuda o projeto, ensinando as práticas necessárias para o bom plantio, incluindo limpeza e manutenção do espaço.

A unidade também conta com a colaboração de dois grupos de estudantes de uma organização não governamental que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. ;É nessa hora que eles aprendem a plantar e a colher, valorizando o trabalho e o alimento que eles próprios cultivaram;, explica um dos coordenadores do projeto, o enfermeiro Pedro Nunes de Oliveira Junior.

A preocupação com a saúde e o meio ambiente é o motivo pelo qual nenhum agrotóxico é usado na produção dos alimentos. Para auxiliar a organização do terreno e a manutenção do plantio, garrafas pets e outros materiais reciclados substituem vasos, regadores e outros equipamentos usados na prática.

O projeto começou com a horta e o sucesso incentivou a criação do pomar, que conta com pés de laranja, amora, limão siciliano, mexerica, manga, jabuticaba e acerola. Recentemente, o projeto passou a incluir o cultivo de plantas medicinais. O objetivo, agora, é expandir não só a diversidade no plantio dos alimentos, mas de participantes, trazendo outros grupos da comunidade para aprenderem a produzir os próprios alimentos saudáveis e sustentáveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação