Cidades

Começa a temporada de ipês; os roxos são os primeiros a florescer

Segundo a Novacap, há cerca de 200 mil árvores da espécie no Distrito Federal. As primeiras a florescer são as roxas

Juliana Andrade
postado em 07/06/2019 06:00
Os flores colorem a caminhada matinal da técnica de enfermagem Andréa Maria dos SantosAos poucos, eles surgem. Um ponto roxo aqui e outro ali, sinal de que está aberta a temporada dos ipês. Enquanto o inverno apaga o verde da grama e traz o marrom das folhas secas, a árvore que virou símbolo de Brasília se encarrega de colorir a cidade com cores vibrantes. O primeiro a florir é o roxo, seguido do amarelo, do branco e, por último, o rosa.

Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), há pelo menos 200 mil ipês espalhados pelo Distrito Federal. A maioria deles está no Plano Piloto, onde é possível encontrar cerca de 25 mil árvores da espécie. Algumas delas enfeitam a 107 Norte, onde o empresário Liberato Montalvão, 68 anos, mora. Ele conta que elas começaram a florir agora e encantam quem passa. ;Ainda tem poucas flores, mas a quadra fica linda. O pessoal para aqui para tirar foto. Eu acho muito bonito. Deixa a cidade mais alegre;, comenta.
Segundo a Novacap, há cerca de 200 mil árvores da espécie no Distrito Federal. As primeiras a florescer são as roxas
Típicas do cerrado, as árvores são caracterizadas pelo troncos retorcidos e floração intensa. De acordo com o chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, Raimundo Silva, os ipês podem chegar a 12m de altura. Ele acrescenta que as árvores estavam na área central antes mesmo de a capital ser construída.

Cartão-postal

É quase impossível o ipê passar despercebido. No Eixo Norte, vários deles atraem os olhares de quem transita pela via. A atendente Joelma Nogueira, 42, tem o prazer de encontrar com um deles todos os dias, na 103 Norte. ;Eu desço do ônibus e a primeira coisa que vejo é uma árvore dessas. É uma das belezas de Brasília e que você não precisa pagar para ver;, destaca.
Segundo a Novacap, há cerca de 200 mil árvores da espécie no Distrito Federal. As primeiras a florescer são as roxas
Na Quadra 5 do Sudoeste, um pequeno ipê também chama a atenção de quem frequenta o Ponto de Encontro Comunitário (PEC). A doméstica Claudijane Ferreira, 40, vai ao PEC sempre pela manhã e garante que a beleza da árvore é de encher os olhos. ;Eu vejo muitos pela cidade. Acho lindo. Eles deixam as ruas mais bonitas e coloridas;, frisa.

Para Raimundo Silva, da Novacap, a espécie se tornou uma marca registrada de Brasília. Além de encantar os moradores, conquista os turistas que passeiam pela capital na época da seca. ;Eles impressionam visitantes de qualquer lugar do mundo. São um cartão-postal;, garante, e informa que Brasília deve ganhar mais 10 mil ipês este ano.
Segundo a Novacap, há cerca de 200 mil árvores da espécie no Distrito Federal. As primeiras a florescer são as roxas
Quem quer apreciar o ipê-roxo tem até julho para encontrar a árvore pela cidade. Raimundo explica que as mais antigas costumam ter uma floração mais tardia. Porém, as flores não duram muito tempo. Elas começam a cair em torno de 15 dias. ;O branco é o mais rápido de todos. Ele dura cerca de cinco dias;, complementa.

É justamente o ipê-branco que a técnica de enfermagem Andréa Maria dos Santos, 48, moradora da 306 Norte, tanto espera. ;Perto da minha casa tem um grande. Ele fica lindo, mas não floriu ainda. Quando as folhas começam cair, parece neve no chão;, comenta. Enquanto ele não aparece, Andréa aprecia as flores roxas durante a caminhada matinal. ;Eu vim do Nordeste e, onde eu morava, não tinha. Quando eles aparecem, eu tiro várias fotos;, diz.

De acordo com Raimundo, o ipê-branco deve florir somente em julho, se encontrando com o rosa, que chega no início de agosto. Antes deles, no fim de junho, as flores do amarelo nascem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação