Cidades

Bares preparam eventos para Mundial feminino

postado em 08/06/2019 04:07
Coletivo de mulheres promove exibição dos jogos no Barziin Gastrobar, na Asa Norte

O Brasil estreia na Copa do Mundo de Futebol Feminino amanhã, contra a Jamaica. Essa é a oitava edição da disputa, e a mais importante para a história do torneio até agora. Pela primeira vez, haverá a transmissão de todos os jogos do torneio, na tevê fechada, e de todos da Seleção Brasileira nos canais abertos, mesmo com a competição coincidindo com a Copa América, disputada pelos homens, no Brasil.

O Mundial, que ocorre na França, vendeu mais de 720 mil ingressos, mais da metade da quantidade total de bilhetes. Em Brasília, os torcedores se organizam para assistir aos jogos. A estudante Thaís Oliveira, 21 anos, por exemplo, vai tentar conciliar os horários do trabalho para acompanhar o torneio, pois diferentemente do que acontece na Copa do Mundo masculina, a maioria das empresas não libera os funcionários no período dos jogos femininos.

Entusiasta da Seleção, a estudante tem como jogadora favorita a atacante Marta. ;Por todas as conquistas e por nunca ter abaixado a cabeça para continuar fazendo e trabalhando com o que ama em um cenário extremamente machista;, afirma. Thaís considera que a divulgação da Copa do Mundo feminina começou a ganhar grandes proporções graças a movimentos nas redes sociais, e acredita que o engajamento com as próximas edições será ainda maior.

Transmissão

Alguns estabelecimentos prepararam programação para os jogos do Brasil. É o caso do bar Fritz, no Guará II. O dono, Felipe Tomazelo, 21, conta que a ideia de incluir os jogos na programação foi da namorada, e que vê a necessidade de reconhecimento e visibilidade da Seleção feminina. ;É uma demanda de diversas mulheres que procuram um bar que não tenha um ambiente predominantemente masculino, machista e com gente questionando o gosto das mulheres de jogar, beber e de gostar de futebol.;

Outro que vai exibir os jogos é o Barziin Gastrobar, na Asa Norte. A proposta surgiu de Hanna Iwamoto de Thuin, embaixadora da @putapeita, coletivo que usa frases políticas em roupas como forma de militar. ;A ideia é que a gente se una, entenda que a paixão pelo futebol pode ser também pelo futebol feminino. Tudo depende de como a gente vai construir e do alcance e da visibilidade que vai dar;, afirma. Ela diz que foi muito difícil encontrar um bar que topasse incluir a programação para a Copa feminina.

* Estagiária sob supervisão de Renato Alves


Correio na Copa
O Correio Braziliense preparou uma cobertura completa da Copa do Mundo Feminina, com duas correspondentes no país-sede. Vídeos, podcast e textos serão publicados diariamente no blog Elas no Ataque, por Maíra Nunes e Maria Eduarda Cardim. Na França, as jornalistas estão se dividindo para divulgar tudo sobre o futebol e o clima no país. Acompanhe em http://blogs.correio braziliense.com.br/elasnoataque/


Onde assistir

Barziin Gastrobar

413 Norte, Bloco E, Loja 19. Amanhã, às 10h30, transmissão no telão do jogo Brasil x Jamaica. Pós- jogo com Trio à Brasileira (Ju Rodrigues, Mariana Sardinha e Irene Egler). Entrada franca. Não recomendado para menores de 18 anos.

Bud Basement
Estádio Nacional Mané Garrincha (porão do estádio). De 14 de junho a 13 de julho, exibição da final da Copa Feminina e dos jogos da Copa América, shows e apresentação de DJs. Ingressos a partir de R$ 40 pelo site Influenza Produções. Não recomendado para menores de 18 anos.

Campinense
410 Norte, Blocp B, Loja 52. Amanhã, às 10h30, transmissão no telão do jogo Brasil x Jamaica. Entrada franca. Não recomendado para menores de 18 anos.

Fritz bar
Guará II, QE 19, Loja 14. Amanhã, às 10h30, transmissão no telão do jogo Brasil x Jamaica. Entrada franca. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação