Cidades

Fiéis lotam o Taguaparque

Mesmo com o frio, milhares de pessoas estiveram na área verde de Taguatinga Norte para participar do primeiro dia das orações em uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. Amanhã é o ponto alto da festa

postado em 08/06/2019 04:08
Organizadores esperam cerca de 4 milhões nos três dias de festividades no parque de Taguatinga Norte: público vem de todo o Distrito Federal e das cidades do Entorno
A luz de milhares de velas clareou e esquentou os corações dos fiéis que estiveram no Taguaparque na noite de ontem, quando termômetros ficaram abaixo dos 20;C. No primeiro dos três principais dias da maior celebração de Pentecostes no Brasil, as chamas foram dedicadas ao Pai. Hoje, elas representam o Filho e, no domingo, o foco das homenagens, é o Espírito Santo.

Durante as orações para cura e libertação, o objetivo é um: fazer com que cada pessoa sinta a manifestação dessa essência com a mesma alegria, fé e esperança das primeiras comunidades cristãs.

Cerca de 4 milhões de pessoas devem passar pelo evento durante os três dias de festividades no parque de Taguatinga Norte, estimam os organizadores ; de 15% a 20% a mais em relação à última edição, segundo eles. Amanhã, considerado o dia mais importante da festa, a expectativa é de que 1,5 milhão de fiéis compareçam às celebrações religiosas.

A servidora pública Abadia Guimarães, 52 anos, saiu sozinha de Paracatu (MG), onde mora, para se encontrar com ;a fonte que fortalece e aquece as almas;. Para ela, que frequenta o evento há mais de 10 anos, não existe caminho solitário quando se está na presença de Deus. ;Vim encontrar a minha igreja, assim como toda essa gente. Pentecostes nos une e fortalece. É um momento de renovação e alegria quando consigo sentir toda a força e o amor de Deus. Isso transborda e nos capacita a passar adianta a palavra;, comentou.

Carisma
A missa da noite de ontem ficou a cargo do padre Moacir Anastácio. Famoso no Distrito Federal e Entorno, ele comanda a festa de Pentecostes em Taguatinga há 21 anos. Entre as palavras do religioso, cantos de louvor mantiveram os fiéis atentos e interagindo diante de um discurso vibrante e carismático.

;Deus te ama e te aceita. Ele só quer de você o compromisso de amá-lo, porque te amou e há de te amar pela eternidade. Esse Deus é apaixonado por você, não tem vergonha de você e, mesmo sabendo dos seus pecados, misérias e fraquezas, nunca te rejeitou nem vai te rejeitar. Não troque esse Deus por nada;, ressaltou.

Ainda durante a homilia ; momento em que se explica o Evangelho do dia ;, Moacir citou a Lava-Jato e as investigações que decorreram dela. O religioso, mencionado em um dos processos, em 2016, lembrou o público de que se tornou réu na operação, mas foi absolvido.

;Vocês sabem que passei pela Lava-Jato. Jornais do Brasil inteiro, todo dia, queriam provar que eu era ladrão e disseram que eu tinha roubado. Nunca roubei um centavo de ninguém. Deram. Alguns me deram e eu nem pedi! Simplesmente depositaram na conta da paróquia. Hoje, compreendo que, com esmola demais, o santo deve desconfiar.; A frase seguiu-se de risos dos fiéis.

Testemunho
Para quem tem fé, o evento também é capaz de fazer milagres acontecerem. Ao menos é o que relataram Ana Paula Batista, 37 anos, e o marido dela, o enfermeiro Celio Melo, 42. Ao dar à luz o segundo filho do casal, em 2015, a dona de casa descobriu que estava com um tumor no útero. Ela precisou fazer uma cirurgia para retirar o órgão e a trompa direita, e recebeu a notícia de que não poderia dar à luz novamente. Em casa, Celio acendeu uma das velas de Pentecostes e pediu a Deus para que o caso não se tratasse de algo maligno.

O casal relatou que, após as preces, o útero de Ana Paula ;ressurgiu; e, neste ano, os dois serão pais do terceiro filho. ;Primeiramente, descobrimos que (o tumor) era benigno. Mas, como Deus não faz milagre pela metade, quando fomos fazer um exame de rotina, a mesma médica que tirou os órgãos viu que eles estavam lá de volta. Ela não soube explicar e temos todos os exames que comprovam que foram retirados. Agora, minha esposa está grávida de novo e terá nosso terceiro filho daqui a duas semanas;, comemorou Celio.



Para saber mais

Línguas de fogo no céu

O Dia de Pentecostes, segundo a tradição católica, celebra a ocasião em que Deus se manifestou para os 12 apóstolos de Jesus Cristo, enviando o Espírito Santo em forma de línguas de fogo vistas no céu.
A festa é considerada uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e ocorre 50 dias após a Páscoa. As chamas divinas tornaram os discípulos capazes de falar cada língua ou dialeto do mundo. Assim, poderiam levar o evangelho a todas as nações.
A data é considerada marco da edificação da igreja católica e a união de todas as pessoas que creem na palavra de Deus e professam essa fé.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação