Cidades

Mais duas tentativas de feminicídio

postado em 10/06/2019 04:06
Prédio foi isolado após incêndio criminoso e agressão à ex-namorada

Dois casos de violência doméstica no fim de semana quase acabam em tragédia no Distrito Federal. Em um deles, Yuri de Souza dos Reis, 22 anos, não aceitou o fim do relacionamento com a ex-namorada, uma empregada doméstica de 37, e incendiou o apartamento onde morava com ela e a filha dela, 13, na QR 304, no Recanto das Emas. O casal estava junto havia 11 meses, mas, com a série de agressões que passou a sofrer, a doméstica terminou o namoro.

Na noite de sábado, ela juntou os pertences para sair de casa, mas Yuri a arrastou pelo braço e a trancou na residência, onde começou a xingá-la, enquanto ameaçava colocar fogo no imóvel. Vizinhos relataram que o homem é usuário de drogas e que sempre apresentava comportamento agressivo quando estava sob efeito dos entorpecentes.

Ao presenciar a situação, a filha da vítima acionou a Polícia Militar. Quando percebeu a chegada da corporação, o homem pulou o telhado do vizinho para fugir. Assim que os militares iniciaram a perseguição, Yuri voltou ao apartamento e ateou fogo. Depois, conseguiu fugir em direção a um matagal, mas acabou capturado e levado para a 27; Delegacia de Polícia (Recanto das Emas).

O fogo destruiu diversos objetos da casa da vítima. Segundo o Corpo de Bombeiros, a atuação da corporação evitou que o fogo se espalhasse para os demais imóveis. No entanto, a estrutura do prédio ficou com diversas rachaduras e o imóvel precisou ser isolado.

Uma vizinha, que não quis se identificar, contou que estava em casa com os filhos quando o incêndio começou. Assustada, tirou as crianças do apartamento e foi para a rua. Ela relatou que presenciou momentos conturbados do casal. Ela lembrou que, no primeiro desentendimento, em dezembro de 2018, a vítima registrou ocorrência contra o agressor, mas não seguiu com a denúncia.

;Ela é uma mulher muito tranquila, calada. Não era de confusão. Mas ele é. Usa drogas todos os dias e sempre fica alterado;, contou a vizinha. Um outro vizinho disse que, quando soube das agressões, passou a aconselhar Yuri. ;Dizia a ele que não fizesse mais aquilo e que o certo é tratar a mulher bem. Ele usava as coisas erradas dele e crescia para cima dela. Era valente só com mulher. Agora, faz uma barbaridade dessas. É triste falar sobre isso;, comentou.

Yuri deve responder na Justiça por injúria, ameaça e tentativa de feminicídio.

Agressão à mãe
No Setor de Chácaras Santa Luzia, na Estrutural, um jovem ateou fogo ao barraco onde morava com a mãe. Ele teria se irritado durante uma discussão e agrediu a mulher e outra pessoa que estava no local. As chamas se espalharam e atingiram três casas vizinhas. O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio em 40 minutos. Não houve vítimas.

Antes de ser preso e encaminhado para a 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul), o suspeito foi linchado por moradores da região e precisou ser levado ao Hospital de Base do DF para receber atendimento médico. O caso foi conduzido para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) como lesão corporal, incêndio e Lei Maria da Penha.





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação