postado em 13/06/2019 04:16
Inquérito vai apurar gravação de conversa entre comandante da PM e antecessor
A Polícia Militar do DF abriu inquérito policial militar para apurar o teor e a forma como foram realizadas as gravações de uma conversa entre a comandante-geral da corporação, Sheyla Sampaio, e seu antecessor, Marcos Nunes. O encontro ocorreu durante a gestão do coronel Nunes, hoje reformado, no gabinete do comando-geral e tratou de critérios de promoções de oficiais. O caso está despertando muitos rumores nos bastidores.
Alírio se recupera na UTI do Sírio-Libanês
O diretor do Detran/DF, Alírio Neto, se recupera no Hospital Sírio-Libanês de três AVCs que sofreu nos últimos 20 dias. Ele está sendo atendido na UTI da unidade por uma equipe multidisciplinar. Mas está animado e, segundo amigos, disposto a voltar logo ao Detran. Depois do segundo AVC, há duas semanas, ele chegou a perder a memória recente e ficou com a visão turva. Mas está se recuperando e fazendo fisioterapia, sem sequelas motoras, com visitas liberadas apenas para a família. Para corrigir uma anomalia detectada no coração, um forame oval, é possível que Alírio precise se submeter a um cateterismo. A expectativa da família é de que, se tudo correr bem, ele poderá ter alta até a próxima semana.
Dois delegados no Detran
O delegado aposentado da Polícia Federal (PF) Valmir Lemos integra a equipe de Alírio Neto no Detran, como o segundo na hierarquia. Ex-secretário de Segurança Pública do DF, Valmir está tocando o departamento enquanto o chefe e amigo se recupera no Hospital Sírio-Libanês. Quando Alírio retornar ao trabalho, serão dois delegados no comando do órgão. O Detran está sob investigação pelo Ministério Público e pela Polícia Civil do DF de irregularidades em licitação para semáforos na gestão do antecessor de Alírio, Fabrício Moura.
Membro do CNJ vai assumir na Casa Civil
O novo chefe da Casa Civil do DF é o advogado Valdetário Andrade Monteiro. Membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por indicação do Conselho Federal da OAB, ele foi presidente da entidade no Ceará e é irmão do deputado Odorico Monteiro (PSB/CE). Na Secretaria de Governo, assume José Humberto Pires, que já exerce as funções de coordenador das ações da gestão de Ibaneis Rocha.
Palestrando em favor da mulher
Especialista em Direito da Mulher, a administradora de Brasília, Ilka Teodoro, não descuida do tema que abraçou. Ela fará amanhã a palestra ;Violência Doméstica e Formas de Enfrentamento; às 9h, na abertura da programação da 2; Semana de Saúde Viva Mais da Hplus Hotelaria. ;Sigo difundindo ações preventivas. O combate à violência doméstica é tão relevante que todos precisamos tratar do assunto;, diz. A palestra é gratuita, no espaço de eventos do hotel Fusion Hplus Express+, no Setor Hoteleiro Norte.
Amor nos tempos de Vaza-Jato
No Dia do Namorados, ontem, a advogada Rosângela Moro postou uma foto ao lado do marido, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, com vários corações e uma citação a Pablo Neruda: ;Pois o amor é feito espelho: tem que ter reflexo;. Mais cedo, ela também adotou um tom menos romântico e mais político, em defesa do marido, que está no olho do furacão com vazamento de mensagens, possivelmente roubadas por um hacker. ;#SomosTodosLavaJato; e ;Lugar de corrupto é na cadeia;.
À QUEIMA-ROUPA
À QUEIMA-ROUPA
Arthur Trindade
Sociólogo, ex-secretário de Segurança Pública e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
;Se os conteúdos se confirmarem, Moro perderá as condições políticas para aprovar leis no Congresso Nacional e propor acordos com os governadores e prefeitos;
;Se os conteúdos se confirmarem, Moro perderá as condições políticas para aprovar leis no Congresso Nacional e propor acordos com os governadores e prefeitos;
O que é mais grave: invadir o telefone de autoridades públicas ou o conteúdo do que essas autoridades tratavam?
As duas coisas são graves. Hackear mensagens é crime. Em se tratando de autoridades, é mais grave ainda. Mas não podemos fingir que desconhecemos o conteúdo das mensagens.
Pelo que o site The Intercept publicou até agora, houve uma conduta ilegal entre o então juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lava-Jato?
Aparentemente os conteúdos divulgados configuram desvio de conduta. Mas creio que ainda é cedo para vereditos. O que chama a atenção até agora é que o ministro e o procurador não desmentiram as mensagens.
Essa conduta compromete a credibilidade da Lava-Jato?
Haverá muita discussão sobre isso. Mas creio que o volume e a robustez das provas utilizadas na grande maioria dos casos não deixam dúvidas sobre os crimes cometidos.
Acha que as condenações, inclusive do ex-presidente Lula, podem ser revistas?
Os conteúdos divulgados no domingo levantaram uma grande dúvida sobre a imparcialidade do julgamento do caso do tríplex.
E a permanência de Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública? Ele deve se afastar?
Se os conteúdos se confirmarem, Moro perderá as condições políticas para aprovar leis no Congresso Nacional e propor acordos com os governadores e prefeitos. Em suma, perderá autoridade política.
É possível descobrir quem invadiu os telefones?
Sim. A Polícia Federal tem condições técnicas para descobrir a fonte. Mas há também a hipótese de que as informações foram vazadas por alguém.
Acha que o trabalho do The Intercept é correto, independentemente da fonte?
O trabalho de jornalismo investigativo tem sido muito útil para revelar casos de desmandos e corrupção. Por conta do seu trabalho, o jornalista Glenn Greenwald recebeu os prêmios Pulitzer nos Estados Unidos e Esso no Brasil.