Cidades

Operário morre ao cair de edifício em obra

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 13/06/2019 04:17
Trabalhador não resistiu à queda de uma altura de 15 metros: colega sobreviveu por ficar pendurado no 4º  andar
O operário Juscélio Oliveira Dantas, 54 anos, morreu após cair um prédio em obras, em Águas Claras, na manhã de ontem. Outro sobreviveu e foi liberado do hospital após atendimento. Ambos estavam em um andaime, no quinto andar de um edifício em construção na Rua 31 Sul. Alcides Oliveira Ferreira, 28, conseguiu se segurar no quarto pavimento.
Juscélio não tinha mais sinais vitais quando uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local. De acordo com a corporação, a queda foi de cerca de 15 metros de altura. Alcides foi levado ao Hospital Regional de Taguatinga consciente, orientado e com suspeita de fratura no braço esquerdo.
O laudo da perícia sobre a causa do acidente deve ser emitido em torno de 30 dias, de acordo com a Polícia Civil.
Essa é a terceira morte em acidentes na área da construção civil este ano, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Construção e do Mobiliário de Brasília (Sticombe). Em 2018, foram seis vítimas. Para evitar esse tipo de ocorrência, o diretor do sindicato, Raimundo Salvador Braz, destaca que os acessórios de proteção são indispensáveis.
Os funcionários usavam cinto de segurança, mas Raimundo alerta que os Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs) também precisam ser verificados. ;Temos as medidas coletivas, como andaime e linhas de vida, e as medidas individuais, que são os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais). Se as coletivas não forem seguidas, as pessoais, como o cinto de segurança, não adiantam nada;, alerta.
Secretário-geral da Sticombe, Milton Alves diz que o prédio tinha a linha de vida, responsável por segurar o operário caso ocorra problemas com o andaime, porém não se sabe se as vítimas estavam presas a ela.

Assistência

Por meio de nota oficial, a empresa Antares Engenharia, responsável pela obra, informou que está apurando e colaborando com as autoridades para esclarecer as causas do acidente, além de prestar assistência aos familiares das vítimas. ;A empresa lamenta profundamente o ocorrido e ressalta que tem 34 anos de atividade, atuando sempre em obediência às regras de segurança do trabalho, sem nunca ter registrado uma fatalidade como essa;, diz o texto.
A obra visa à construção de um prédio residencial em terreno da Marinha. A instituição militar também se pronunciou sobre o acidente. ;O Comando do 7; Distrito Naval está prestando apoio psicológico à família e vai instaurar um procedimento administrativo para apurar o ocorrido;, informou, por meio de nota.



Memória

2019

; Em 22 de maio, um homem de 37 anos caiu durante uma reforma em um apartamento no Sudoeste. Ele trabalhava no piso superior da residência em um andaime, quando despencou e passou por um fosso de ventilação entre os dois pisos do apartamento.

2018

; Em dezembro, uma operária de 44 anos ficou ferida após cair de um andaime na Asa Norte. A queda foi de cerca de três metros. O acidente ocorreu quando ela tentava fazer a mudança de lugar de um cabo de segurança do equipamento.

; Em novembro, um trabalhador de 38 anos caiu de um andaime em uma obra na Asa Norte. O funcionário atingiu outro operário, que sofreu um pequeno corte na cabeça. Os dois foram encaminhados a um hospital.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação