Cidades

Hmib fará avaliação em mulheres interessadas em colocar o DIU

Quem tiver interesse no método contraceptivo poderá fazer avaliação e agendar a colocação do dispositivo na segunda-feira

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/06/2019 22:15
Atendimento no Hmib será na segunda-feira a partir de 7h
Mulheres e adolescentes sexualmente ativas interessadas em colocar o Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, do tipo T, poderão procurar, na segunda-feira (17/6), o Hospital Materno e Infantil de Brasília (Hmib). As pacientes passarão por uma avaliação a partir das 7h, e as que estiverem aptas sairão com data agendada para inserção do método contraceptivo.

A colocação do DIU é realizada em consultório. O item é implantado no útero da paciente, onde permanece de cinco a dez anos, podendo ser retirado a qualquer momento, caso seja necessário ou de interesse da mulher.

O método libera substâncias que tornam o ambiente uterino desfavorável ao espermatozoide e impede que ele fecunde o óvulo. O DIU trata-se de uma das maneiras mais seguras de se prevenir uma gravidez. O dispositivo é reversível e tem eficácia de até 99%.

O Hmib fará a triagem das mulheres interessadas em colocar o DIU. Também haverá uma palestra sobre outras opções de métodos. Nesta primeira etapa, a unidade atenderá 200 mulheres. A iniciativa faz parte de uma ação do hospital com foco no planejamento reprodutivo, para divulgação e orientação de mulheres sobre todos os métodos contraceptivos existentes.

A Secretaria de Saúde lembra que a orientação e a colocação do dispositivo ocorre também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o DF. As mulheres que não conseguirem atendimento nesta segunda-feira (17/6) serão orientadas e encaminhadas para as agendas do ambulatório do Hmib ; se for o caso ;, ou direcionadas para a UBS mais próxima para a colocação do DIU.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação