Cidades

Curtas 17

postado em 15/06/2019 04:35
Educação
Normas de segurança
A Secretaria de Educação do Distrito Federal publicou ontem uma portaria que estabelece o novo controle de acesso aos prédios do órgão e sedes das Coordenações Regionais de Ensino. O sistema de entrada passa a abranger a identificação e cadastro de visitantes, bem como o registro de entrada e saída, inspeção de segurança, uso de crachás, câmeras de segurança e cofres para guardar armas. Detectores de metal portáteis também poderão ser utilizados. As medidas foram publicadas no Diário Oficial do DF 25 dias após uma servidora ter sido assassinada pelo ex-namorado na Regional de Ensino do Plano Piloto (foto). Débora Tereza foi a 13; vítima de feminicídio no DF em 2019. O assassino era policial civil e entrou armado no edifício. Ele se suicidou após matar a ex.


Sudoeste
Bancos são atacados
Três agências bancárias da Quadra 105 do Sudoeste amanheceram com as vidraças quebradas, ontem. O ataque ocorreu por volta das 23h de quinta-feira. A quadra fica em frente ao complexo da Polícia Civil. Imagens de segurança da quadra mostram um veículo que parece ser um Fiat Uno e alguém de dentro dele atirando em direção às agências do BRB, do Banco do Brasil e do Santander. A Polícia Civil informou que investiga a ação. Como os bancários aderiram à greve-geral, os bancos não abriram ontem. De acordo com o Banco do Brasil, a ;unidade teve vidraças e uma porta que dá acesso à sala de autoatendimento danificadas, possivelmente por disparo de arma de fogo;. O Santander informou que o funcionamento do local não foi afetado e que colabora com a polícia. ;Em geral, já temos prestadores de serviço cadastrados em todas as cidades onde estamos que rapidamente atuam nessas trocas, reparos e manutenções;, comunicou a instituição financeira. O BRB disse ter registrado boletim de ocorrência e aguarda a conclusão da perícia. Foram quebrados os vidros que dão acesso à agência e à sala de autoatendimento.


Quadra 500
TJ suspende licenças
O Tribunal de Justiça do DF concedeu ontem, em caráter liminar, a suspensão das licenças que permitiam a expansão do Setor Sudoeste com a construção da Quadra 500. Também proibiu qualquer alteração da composição ambiental da área, sob pena de multa de R$ 100 milhões, sem prejuízo da responsabilidade criminal e aumento da multa, caso se demonstre insuficiente para o cumprimento da decisão. De acordo com o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, a ação foi proposta levando em conta a nulidade das licenças deferidas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). No mérito, o Ministério Público pede que a Justiça só autorize a expedição de nova licença se houver novo estudo de impacto ambiental, uma vez que a situação ambiental do DF não é a mesma de quando o documento foi expedido. Na decisão, o juiz Carlos Frederico Maroja, da Vara do Meio Ambiente, destacou que a situação ambiental da cidade só piorou nos últimos anos. Ele lembrou a crise hídrica enfrentada entre 2017 e 2018, a expansão desordenada da malha urbana e o crescimento da população da capital, com uma média de 60 mil novos habitantes por ano. ;Evidentemente, toda a nova conjuntura ambiental, já bem diversa da existente nos idos de 2010, impõe a realização de novos estudos ambientais para o projeto de expansão urbana do setor;, concluiu.



Susto
Fumaça no congresso
Uma fumaça saindo de uma das torres do Congresso Nacional na manhã de ontem casou pânico entre moradores de Brasília, que alardearam um incêndio por meio das redes sociais. No entanto, se tratava de um treinamento de evacuação do prédio em caso de incêndio. Em fila, os servidores deixaram aos poucos o edifício e se reuniram no gramado nos fundos do Congresso. A ação foi coordenada pela Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, com a participação do Corpo dos Bombeiros. Os agentes treinaram também o atendimento a feridos. A evacuação ocorreu apenas no anexo 1 da Câmara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação