postado em 18/06/2019 04:09
; Estupro
Falso pastor é preso
Dizendo ser pastor evangélico, Gilmar Oliveira dos Santos, 36 anos, atraiu para a sua casa ao menos 15 adolescentes que frequentam igrejas do Paranoá e Itapoã. Se intitulando como ;Pai; e ;Anjo Eric;, o falso religioso conquistava a confiança, subornava e usava da fé das vítimas para cometer abusos sexuais. Ao menos cinco estupros contra menores foram confirmados pela Polícia Civil do Distrito Federal, que prendeu o suspeito ontem. A apuração, comandada pela 6; Delegacia de Polícia (Paranoá), começou no início deste mês, após uma denúncia feita por um pastor de uma das igrejas frequentadas por Gilmar. ;O denunciante recebeu uma carta revelando a intenção de suicídio de uma das vítimas e contando os abusos sofridos por ela, uma menina de apenas 11 anos. O pastor já estranhava o comportamento de Gilmar;, contou a delegada Jane Klebia, chefe da 6;DP. No apartamento de Gilmar, havia nomes das vítimas nas paredes. ;Ele estava formado uma espécie de seita, fazendo com que essas crianças parassem de frequentar a igreja para ir orar e cantar na casa dele. Ele dava nome de anjos para cada um dos adolescentes e se reunia com eles em grupo apenas nos momentos de celebração. Os abusos eram cometidos de forma separada;, detalhou Jane. O suspeito dava dinheiro, presentes, lanches e oferecia vídeo-game aos meninos, que para jogar, precisavam frequentar a casa dele. Para praticar os abusos, alegava receber ordem de anjos e conquistava com a conversa diversas vítimas.
; Guará
Ameaças a policiais
Uma série de pichações com ameaças de morte a policiais militares é investigada pela 4; Delegacia de Polícia (Guará). Uma das frases, ;mate um PM;, foi escrita no muro da casa de um militar, entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado. Câmeras de segurança flagraram um homem cometendo o crime. O material será encaminhado para a perícia da Polícia Civil. ;Apenas a investigação pode dizer se as pichações são mesmo sérias. Mas as imagens mostram que se trata de um homem, e não de uma criança, que não tem consciência do que faz. Por isso, estou em alerta e dobrando o cuidado. Já tinha a intenção de instalar câmeras de segurança em casa e, agora, vou apenas adiantar isso;, afirma o militar. A cerca de 250m da casa do PM, uma frase com o mesmo teor aparece em um muro vizinho. Na ciclovia do Guará, a 100m da residência, outra ameaça. Uma viatura da PM, leiloada como sucata, também foi pichada: ;Um sonho matar um PM; (foto). De acordo com o delegado João Maciel, chefe da 4; DP, agentes estão nas ruas atrás de testemunhas que possam auxiliar na elucidação do caso. ;É uma história recente, mas, ao que tudo indica, pode se tratar de um jovem querendo se vangloriar, mas sem um esquema sólido. No entanto, não descartamos nenhuma possibilidade.;
; Gama
máquinas apreendidas
Policiais militares apreenderam máquinas de jogos na quadra 89, conjunto I do Gama, na noite de sábado. Após denúncias, PMs se deslocaram até o endereço e comprovaram o flagrante. Pelo portão, identificaram os equipamentos. Dentro da residência os militares apreenderam 13 máquinas de aposta tipo caça-níqueis. Uma mulher assumiu a propriedade das máquinas. A suspeita foi encaminhada para a 20; Delegacia de Polícia (Gama) por contravenção ocasionada por jogo de azar. No entanto, a mulher assinou um termo circunstanciado se comprometendo a comparecer em juízo e foi liberada.
; Cães e gatos
Castração de graça
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) abriu ontem 2 mil vagas para castração de cães e gatos. Como o serviço sempre tem uma demanda alta, foram feitas mudanças. Segundo o Ibram, as vagas ofertadas para inscrições presenciais serão divididas em cinco pontos: Sede do instituto, ontem; Administração Regional de Ceilândia, hoje; Administração do Paranoá, amanhã; Administração de Taguatinga, hoje; Administração de São Sebastião, amanhã. As senhas de atendimento serão distribuídas no local a partir das 8h. Para o cadastro presencial é necessário ter em mãos um documento de identidade (RG ou CNH) e comprovante de endereço em nome do responsável ou declaração de residência. Outra alteração adotada é a limitação de até três animais para o serviço.