postado em 18/06/2019 04:09
Brasília registou ontem o dia mais frio do ano. Na madrugada, os termômetros marcaram 9,3;C. No Plano Piloto, a mínima foi de 12,7;C, no Sudoeste. A previsão é de que o frio se mantenha até o fim da semana, com a temperatura variando entre 10;C e 25;C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Até ontem, o dia mais frio no DF em 2019 foi 8 de junho, com 10,2;C registrados na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina. No fim de junho do ano passado, a temperatura média mínima foi de 6,8;C a 8;C.
Números bem distantes da menor temperatura registrada na capital (pela estação convencional do Setor Sudoeste), 1,6;C, em 18 de julho de 1975. A maior atingiu 36,4 ;C em 18 de outubro de 2015, segundo o Inmet que, desde 1961, faz a medição oficial em Brasília.
;A temperatura mínima para os próximos dias será de 10;C a 11;C. A máxima será bastante amena, em torno de 25;C. O céu vai variar de claro para parcialmente nublado;, afirma a meteorologista Nayane Araújo, do Inmet.
Sofrimento
O inverno castiga principalmente quem acorda cedo, como o vendedor Fernando Francisco Souza, 30 anos. Ele está de pé para ir ao trabalho todo os dias, por volta das 7h. ;Hoje (ontem) senti um frio imenso. Tenho o costume de dormir sem roupa, mas não está dando. Não estou dispensando minha coberta;, afirmou, pela manhã, na Plataforma Superior da Rodoviária.
Carla Vitória Alves, 21, saiu de casa com três blusas de frio, duas calças jeans e uma touca. A vendedora, que morava em São Paulo, se mudou para Brasília há três semanas, onde mora com a mãe. ;Estou sentindo mais frio do que eu sentia lá, por incrível que pareça. Ainda bem que na viagem eu trouxe vários casacos e calças.;
A rotina de Carla começa às 5h30. Moradora de Santo Antônio do Descoberto (GO), ela percorre, todos os dias, 47 quilômetros de ônibus até o trabalho, no Plano Piloto. ;Foram duas horas me tremendo. Nunca tinha sentido isso;, reclamou a jovem.
Paraense, a secretária Bianca Rodrigues, 34, não se acostumou com o clima gelado e seco de Brasília, onde mora há dois anos. ;As minhas articulações chegam a doer. Lá no Pará não existe isso. Lá, a mínima é de 20;C. Se um dia eu fosse morar na Europa, estava ferrada. Não ia conseguir sobreviver;, brinca.
Para dormir na noite passada, ele recorreu a dois edredons, duas calças de moletom e dois casacos. No dia a dia, Bianca não dispensa as botas e os cachecóis. ;Ainda quero comprar umas luvas. Ultimamente, estou ganhando muitos casacos de presente dos meus amigos, porque eles já sabem que sou friorenta e sofro.;
Faturamento
Os comerciantes esperam faturar com o inverno. Nos primeiros 17 dias de junho, as vendas de produtos de inverno subiram 2,5%, de acordo com Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista). Entre os itens mais vendidos estão cobertores, mantas, meia de lã, luvas, cachecóis, cremes e hidratantes, por conta do período seco. ;Este ano, as lojas estão vendendo mais, porque estão oferecendo mais opções de parcelamento;, explicou Edson Castro, presidente do Sindivarejista.
Gerente de uma loja de roupas na Rodoviária do Plano Piloto, Geruza Lina, 35, confirma a tendência de aumento nas vendas. ;Está saindo muito casaco de couro e moletom. Geralmente, as mulheres compram mais e levam para os filhos;, contou.
Memória
Registro de neve em Planaltina
Você, que está no Distrito Federal, tem sentido muito frio esta semana? Acredite, já foi muito pior. Até nevou. E há registros históricos sobre esse período.
A história da neve no cerrado consta em um dos mais antigos relatos de viagem conhecido pelos pesquisadores. Intitulado Jornada que fez Luiz da Cunha Meneses da Cidade de Bahia... para Vila Boa Capital de Goyaz, é obra de Cunha de Menezes, quinto governador e capitão-general da Capitania de Goiás. Fruto da viagem dele para tomar posse como governador da então capitania de Goiás, onde chegou em 15 de outubro de 1778, ele anotou as distâncias em léguas. Mas, acima de tudo, o mais surpreendente é o relato sobre a presença de neve, em uma região hoje conhecida pela baixa umidade no período que costuma ir de maio a outubro.
O impressionante fenômeno climático está na anotação realizada em 10 de outubro de 1778: ;Da Bandeira a Contage de São João das Três Barras 11 léguas, a saber ao Sítio Novo 2, ao Pipiripaô, 1 e 1/2, ao Mestre d;Armas 2, e 2 ; São João das Três Barras, sítio tão frio que no mês de junho, que é a maior forma de inverno, chega a cair neve.; Junho, nos tempos atuais, é justamente o início da seca no Distrito Federal.
Criadas no período em que o Brasil era uma colônia de Portugal, as capitanas eram o equivalente aos atuais estados. Vila Boa é a atual cidade de Goiás, ou Goiás Velho. À época, não existia o DF, que só viria a ser inaugurado em 1960. Mestre d;Armas é o primeiro nome de Planaltina, onde o Inmet tem registrados as menores temperaturas do DF, desde 1960.