Publicidade

Correio Braziliense

Esplanada deve receber mais de 5 mil fiéis para festa de Corpus Christi

O trânsito sofrerá mudanças durante o evento e chegará a ser interditado no horário da procissão. A missa começa às 17h


postado em 19/06/2019 18:16 / atualizado em 19/06/2019 18:16

Aproximadamente 600 jovens vão participar da montagem do tradicional tapete, que deve atingir 120 metros(foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Aproximadamente 600 jovens vão participar da montagem do tradicional tapete, que deve atingir 120 metros (foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Com o tema "o amor de Cristo nos impele", a celebração de Corpus Christi de 2019 deve movimentar a Esplanada, nesta quinta-feira (20/6), com programação do nascer ao pôr do sol. Pelo menos 5 mil fiéis são esperados pela Arquidiocese de Brasília. Além da tradicional confecção do tapete e a missa, haverá uma corrida, momentos de oração e a procissão. 

A festividade tem início às 6h, com a chegada de aproximadamente 600 jovens de 18 pastorais e movimentos da Arquidiocese que vão trabalhar na montagem do tapete de 120 metros. Em seguida, haverá a corrida de Corpus Christi, com largada prevista para as 7h. Esta será a 4ª edição da corrida, que também contará com a modalidade caminhada e passeio com patins. 

A programação na parte da tarde, a partir das 15h, no palco central, trará animações com momentos de oração, canto e atendimento de confissões. Às 17h, será iniciada a Santa Missa e, em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento. O percurso será em torno do primeiro quadrilátero da Esplanada, em frente à Catedral Metropolitana. Na ocasião, serão concedidas três bênçãos. A primeira para os enfermos, a segunda pelos governantes e a terceira pelas famílias.

Trânsito


Para a segurança dos fiéis, o trânsito será alterado durante o evento. Pela manhã e até a hora da procissão, três faixas das Vias S1 e N1 ficarão interditadas para a circulação de veículos. Na hora da procissão, todas as faixas das Vias S1 e N1 ficarão fechadas para a passagem do cortejo. A alternativa será utilizar as vias S2 e N2, anexas aos ministérios.

O que abre e o que fecha

 

Comércio
» As lojas de shopping e de rua funcionarão no feriado, segundo o Sindicato do Comércio Varejista do DF. Os shoppings decidirão o horário de funcionamento. Alguns terão horário de domingo, como o Pátio Brasil, que abrirá das 13h às 19h (lojas) e das 12h às 20h (praça de alimentação). No Conjunto Nacional, as lojas e a praça de alimentação funcionarão das 14h às 20h. No Iguatemi Shopping, as lojas atenderão das 14h às 20h, e a praça de alimentação, das 12h às 20h. No JK Shopping, as lojas abrirão das 14h às 20h, e a praça de alimentação, das 12h às 22h. As lojas do Boulevard Shopping funcionam das 13h às 19h, e a praça de alimentação, das 12h às 22h.

Saúde 
» Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192. Já o hemocentro não abrirá no feriado. O atendimento volta na sexta-feira e no sábado, das 7h às 18h.

Segurança
» As delegacias da Polícia Civil estarão em regime de plantão. A delegacia eletrônica e o telefone 197 permanecerão disponíveis.

Na Hora
» Não funciona no feriado.

BRB
» As agências do Banco de Brasília estarão fechadas.

Secretaria de Fazenda
» As agências e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não funcionam. O atendimento virtual continua disponível, mas dúvidas serão respondidas posteriormente. Segunda via para pagamentos podem ser feitas normalmente pelo portal da secretaria.

Transporte
» A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) terá horário ampliado, das 5h30 às 23h30. Já a frota de ônibus do Distrito Federal circula conforme escala de horários de sábado.

Catetinho
» Fecha no feriado. O funcionamento volta ao normal na sexta-feira e no sábado e domingo, das 9h às 17h.

Jardim Botânico 
» Abrirá das 9h às 17h. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e deficientes não pagam ingresso. O local só fecha às segundas-feiras.

Jardim Zoológico 
» Funciona normalmente das 8h30 às 17h. A entrada custa R$ 10. Crianças de até 5 anos e deficientes não pagam.

Memorial dos Povos Indígenas
» Abre no feriado, das 10h às 17h.

Museu Nacional 
» Funciona das 9h às 18h30.

Museu Vivo da Memória Candanga
» Abre normalmente das 9h às 17h.

Biblioteca Pública de Brasília (EQS 312/313)
» Ficará fechada no feriado.

Biblioteca Nacional de Brasília
» Estará fechada no feriado, mas funcionará normalmente na sexta-feira e no sábado e domingo, das 8h às 14h.

Casa do Cantador
» Ficará fechada.

Centro Cultural Três Poderes
» Abre normalmente das 9h às 18h.

Cine Brasília (106/107 Sul)
» Funcionará normalmente. Contato: 3244-1660.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade