Cidades

Nova08 mostra um jeito diferente de fazer rap na cidade

Grupo lança álbum Nossa Vinda, Nova Vida. Trabalho independente, produzido entre os anos de 2017 e 2019, tem músicas que falam de romance e cotidiano

Jéssica Andrade*
postado em 20/06/2019 18:00
O trio garante que o público se sente identificado com o som da Nova08
Mic Dias (compositor), Yaomng (compositor) e Velhot (DJ) compõem o grupo Nova08, que acaba de lançar o primeiro álbum com nove faixas independentes e autorais. A mixtape ; compilação de músicas escritas aleatoriamente para expressar pensamentos e sentimentos ; recebeu o nome de Nossa Vinda, Nossa Vida e promete ser diferente de tudo que já foi gravado no Distrito Federal. ;A atual juventude brasiliense não se identifica com o rap antigo. Nós somos o primeiro grupo a escrever para essa nova geração, com temas e expressões atuais, que cantam a vida moderna;, afirma DJ Velhot.
O grupo, formado há pouco mais de dois anos em Santa Maria, reúne amigos que se encontram pra fazer rap desde o início da década. A proposta da banda é iniciar uma ;nova era; do ritmo no país, que se constrói em meio às crônicas da realidade periférica, acompanhada por uma estética sonora experimental e livre de rótulos.
;A maioria das canções de rap feitas no Brasil é uma cópia do que é produzido nos Estados Unidos. Nós criamos uma estética e uma identidade únicas. Não ficamos presos às estruturas tradicionais da música como introdução, refrão e conclusão. Podemos começar pelo refrão, por exemplo;, diz Yaomng.
Na trilha do álbum, letras que injetam uma dose de motivação, como Crossover, se intercalam com os desabafos românticos dos rapazes em Derby Azul e Som de Mina. A produção ficou por conta da batida feita pelo DJ Velhot e Jxvensal. Já a capa do disco foi construída por Zeck Carvalho, produtor visual renomado na cena underground do DF.
[VIDEO1]
O nome da banda é uma homenagem à Quadra 308 de Santa Maria. O local é conhecido por ser palco de várias gerações de músicos e por ter se tornado centro de referência da cultura hip-hop. ;Nós decidimos dar uma nova cara para o que é feito lá na 308. Por isso, o nome Nova 08;, explica Mic Dias.
Os jovens costumam se apresentar em espaços undergrounds e arrastam uma numerosa tribo de fãs do gênero musical. A canção mais pedida nos shows é Ensaio sobre o que você não vê, primeiro lançamento do grupo. ;Essa canção é sobre o que as pessoas de fora, principalmente da classe A, falam sobre a realidade da periferia e da nossa cidade sem nunca terem ido lá;, conta Mic Dias.
Para Velhot, o sucesso da música parte da identificação do público com a letra. ;Um diferencial da Nova08 é a proximidade com o público. Essa música foi gravada sem nenhuma estrutura e não recebeu tratamento ou filtro. Ficou tão real que as pessoas se enxergam nela. É a mais visualizada no nosso canal no YouTube;, conta o DJ. ;A gente vive o que a gente canta. E a gente canta a periferia. Esse contato direto é o que faz as pessoas se identificarem tanto. Nosso público se sente parte da gente, parte da banda;, completa Yaomng.

Além de política

Segundo Mic Dias, o público se identifica com as letras cantadas pelo grupo porque não fazem apenas críticas políticas, como muitas canções de rap. ;Existem outras coisas para cantar. Nem tudo é protesto. Se a gente está feliz, cantamos sobre o quanto estamos felizes. Simples assim; afirma. O grupo, no entanto, critica a falta de envolvimento do público brasiliense.
;Parece que a galera tem um bloqueio em valorizar o que é daqui. Eles curtem, mas não querem pagar um ingresso. Isso dificulta nosso trabalho e nos impede de nos dedicarmos integralmente ao nosso projeto;, afirma Dias, ao confessar que a banda ainda não é sua principal fonte de renda. As canções já estão disponíveis nas principais plataformas como Spotift e YouTube.

* Estagiária sob a supervisão de Leonardo Meireles

SIGA O ARTISTA!
Instagram: @nova08oficial
E-mail: nova08records@gmail.com
Telefone: 99288-4547

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação