Publicidade

Correio Braziliense

Céu claro, poucas nuvens e ausência de chuva marcam este domingo

A mínima registrada foi de 11 graus e a máxima pode chegar aos 27 graus. A umidade relativa do ar fica entre 90 e 30%


postado em 23/06/2019 09:05

A máxima de domingo pode atingir 27 graus(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
A máxima de domingo pode atingir 27 graus (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

O tempo frio e seco deve predominar durante este domingo (23/6), em todo o Distrito Federal. A mínima registrada na madrugada foi de 11 graus e a máxima não deve passar dos 27. O céu fica claro a parcialmente nublado, característica que deve se manter ao longo da semana. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia 

 

Não há previsão de chuva. Por isso, a umidade deve cair um pouco, ficando entre 90 e 30%. A baixa precipitação e a queda na temperatura são fatores que marcam o clima do inverno do DF e predominam nos próximos meses. "São as  incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio acentuado das temperaturas média do ar no Centro-Oeste, durante o inverno", explica o meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo. 

 

A rápida mudança de temperatura entre a madrugada e as primeiras horas do dia também marcam a estação do ano. Com isso, é comum haver formação de nevoeiros. Apesar do frio, a estação é marcada por dias ensolarados, quase sem nuvens e com ar muito seco, principalmente no período da tarde, com a umidade relativa do ar ficando entre 20% e 30%. Devido à secura do ar, há um aumento de incidências de queimadas, doenças respiratórias e circulação de vírus. 

 

A recomendação da Secretaria de Saúde é de evitar lugares muito cheios e fechados, usar agasalhos, se hidratar bem e umidificar os ambientes, evitando locais empoeirados e com mofo. O cuidado com a pele também é necessário, intensificando o uso de cremes hidratantes.  

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade