Cidades

Uso de celular é a terceira maior causa de morte no trânsito no DF

De acordo com a legislação, dirigir manuseando o aparelho eletrônico é infração gravíssima. As causas de acidente de trânsito são das mais graves até as corriqueiras

postado em 24/06/2019 15:40
Dirigir usando o celular é a terceira principal causa de morte no trânsito no Brasil e no Distrito Federal, segundo dados estatísticos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) feito no ano passado. No Distrito Federal, falar ao telefone enquanto dirige é muito comum e vem aumentando o número de acidentes de trânsito. De acordo com a legislação, dirigir manuseando o aparelho eletrônico é infração gravíssima.

Segundo o assessor de comunicação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Glauber Peixoto, as causas de acidente de trânsito são das mais graves até as corriqueiras. "Acidentes que levam a óbito, engavetamento e até um atropelamento. O tempo que o condutor pega e olha o celular pode ser fatal, sem perceber a presença de pedestres, ciclistas e tudo o que está ao redor", explica.

Para diminuir o número de casos, o Detran trabalha na parte educativa e conscientização dos condutores. "Campanhas publicitárias e o aumento da fiscalização com colocação de viaturas em pontos estratégicos, são ações do órgão para que as pessoas não cometam infrações;. Palestras nas escolas e com profissionais de trânsito fazem parte do projeto.

Nem sempre é fácil observar os condutores falando ao celular. Para isso, o departamento trabalha com o serviço de inteligência, com o uso de drones, além de uma presença extensiva de viaturas. ;Não é uma fiscalização fácil. É comum as pessoa esconderem os celulares. O uso de equipamentos agiliza no processo. A regra é fazer a abordagem a partir da visualização e em seguida notificar o motorista;.
Número de autuações por dirigir usando o telefone celular no Distrito Federal:
Dados de celular

2017 (Janeiro a Maio): 25.899
- ano todo: 68.580

2018 ((Janeiro a Maio): 29.552
- ano todo: 69.706

2019 (Janeiro a Maio): 22.376
Dados de frota
Frota do DF em 2017: 1.716.878 veículos

Frota do DF em 2018: 1.773.295 veículos

-Frota do DF até maio de 2019: 1.798.536 veículos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação