Cidades

Distrito Federal amanhece com céu nublado e temperatura baixa

A temperatura mínima foi registrada por volta de 5h, quando os termômetros marcaram 13ºC na região central de Brasília. O frio deve durar até o fim de julho

Aline Brito*
postado em 25/06/2019 08:22
Essas nuvens que vemos nos últimos dias, apesar de parecer que vai chover, não são nuvens de chuvasMais uma vez o Distrito Federal amanhece com tempo nublado e temperaturas baixas. Característico do inverno, o frio deve marcar presença até o fim do mês de julho, portanto, os casacos se tornam acessório indispensável para os brasilienses. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para esta terça-feira (25/6) é de céu nublado a parcialmente nublado.

Por volta das 5h da manhã, os termômetros marcaram 10.4;C, em Águas Emendadas, Planaltina. Na região central de Brasília a temperatura mínima atingiu 13;C. Segundo Hamilton Carvalho, meteorologista do Inmet, a temperatura mínima do inverno no DF deve oscilar entre 10;C e 15;C. ;A mínima fica oscilando, mas sempre baixa. A temperatura máxima deve variar de 25;C a 27;C nos próximos dias;, afirmou Hamilton.

Nesta terça-feira, a temperatura máxima pode chegar a 27;C por volta das 16h, quando a umidade do ar pode cair para 30%. A umidade baixa marca o período seco da região Centro-Oeste. De acordo com o Inmet, tendência é de haver diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.

Inverno

De acordo com Hamilton Carvalho, os brasilienses não devem ver chuva por agora. O tempo seco, frio e com pouca presença de chuva é característico do inverno na capital do país. ;Essas nuvens que vemos nos últimos dias, apesar de parecer que vai chover, não são nuvens de chuvas, são chuvas classificadas médias e altas que fazem uma cobertura, mas não tem previsão de chuva; , explicou Morgana Almeida, meteorologista do Inmet.

A estação mais fria do ano teve início em 21 de junho e vai até 23 de setembro. O frio deve continuar até o fim de julho. ;Em agosto, a temperatura começa a elevar;, completou Hamilton, meteorologista do Inmet.

De acordo com o prognóstico climatológico do Instituto, para este inverno, a região Centro-Oeste deve ter temperaturas acima da média, devido a permanência de massas de ar seco e quente, principalmente nos meses de agosto e setembro, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.
* Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação