Cidades

Sobe para 31 número de mortes por dengue no DF este ano

Com o fim do período de chuvas, número de casos notificados começam a cair, mas a epidemia da doença continua. Tendas de hidratação serão desativadas no domingo

Aline Brito*
postado em 28/06/2019 13:00
Experts form the Brazilian Fiocruz Institute release Aedes aegypti mosquitoes infected with a bacteria that prevents them from spreading dengue, Zika and Chikungunya at Ilha do Governador in Rio de Janeiro, Brazil, on August 29, 2017. The mosquitoes will infect others in their species, reducing the population which transmits the diseases. / AFP / Apu Gomes
Subiu para 31 o número de mortes por dengue no Distrito Federal. Os dados do boletim epidemiológico referente ao período de 16 a 22 de junho, divulgados nesta sexta-feira (28/6), mostraram ainda que passaram de 35,5 mil os casos notificados da doença. Desses, no entanto, 4.369 foram descartados posteriormente. Outras duas mortes estão sendo investigadas.

Apesar disso, a Secretaria de Saúde afirma que a pior epidemia de dengue da história da capital federal começa a ser controlada. O números de novos casos registrados da doença de acordo com o último boletim - 2.803 - representam redução de quase 50% em relação ao mesmo período de maio. Por isso, os atendimentos nas serão suspensos, mas a força-tarefa de combate ao mosquito transmissor continua.

No próximo domingo (30/6), os atendimentos nas tendas serão encerrados e transferidos para outras unidades de saúde, como UPAs e hospitais. ;Hoje, temos um registro maior de pessoas indo às tendas por outros problemas que apresentam os sintomas da dengue, mas não são, e pacientes retornando para acompanhamento do que de novos casos;, justificou Ricardo Ramos, subsecretário de Atenção Integral à Saúde. A população pode entrar em contato pelo telefone 199 para saber quais unidades realizarão o atendimento.

Ações conjuntas da Secretaria de Saúde com a Vigilância Sanitária, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuarão para garantir a diminuição do registro de novos casos de dengue no DF. Os fumacês permanecerão ativos e será intensificado o uso nas regiões em que os índices da incidência do mosquito permanecem altos.
Visitas domiciliares serão realizadas e também haverá distribuição de armadilhas - instrumento para captura do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. ;A secretaria está discutindo quais são as novas estratégias, as ferramentas e os investimentos mínimos necessários;, garantiu Divino Valero Martins, subsecretário de Vigilância à Saúde.

"Apesar da queda no registro de novos casos, a epidemia da doença não acabou. Houve uma queda, estamos trabalhando, intensificando, para literalmente acabar por completo. Uma vez que os números de casos vêm caindo consideravelmente, a epidemia está controlada e as estratégias de combate estão mudando para o controle vetorial em campo;, completou Divino.

Atendimento emergencial

No período de funcionamento das tendas de hidratação, 34.017 atendimentos foram feitos, sendo, desses, 23.303 casos de suspeita de dengue. ;As tendas cumpriram o papel de prestar atendimento básico e imediato a casos mais simples e de realizar encaminhamento para hospitais dos casos mais graves;, disse o subsecretário.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação